Como salvar arquivos em PDF?

O Portable Document Format, mais conhecido pela sigla PDF, é um formato de arquivo eletrônico de layout fixo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993,…

O Portable Document Format, mais conhecido pela sigla PDF, é um formato de arquivo eletrônico de layout fixo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, que pode ser usado para criar arquivos de texto, imagens e gráficos.

O PDF é um formato de arquivo que evita alterações em suas criações (Foto: Divulgação)

O grande diferencial do PDF é que ele permite que o conteúdo integral do arquivo seja mantido intacto e em sua versão original, no formato desejado, sem que seja alterado por outras pessoas, a não ser que elas tenham uma senha de acesso, liberada pelo criador do documento.

Existe a possibilidade de salvar arquivos em PDF a partir de vários programas que você utiliza em seu computador, como por exemplo através dos mais populares editores de textos e imagens instalados em qualquer PC. Aprenda a fazer o procedimento e deixe os conteúdos criados por você mais protegidos.

Para garantir a compatibilidade: Site converte arquivos do Word

Salvando arquivos em PDF

As versões mais novas do Word permitem que você salve seus textos em PDF (Foto: Divulgação)

Para salvar arquivos em PDF, basicamente você deve criar o conteúdo desejado (texto, gráficos ou imagens) em seu editor preferido e, na hora de salvá-lo, basta ir até a opção “Tipo do arquivo”, que geralmente fica abaixo do campo para nomear o arquivo, escolher a opção “PDF” e clicar em salvar.

No caso do Word, por exemplo, um dos principais editores de texto do mercado, assim que você terminar de digitar seu texto, é só ir até a opção “Salvar”, escolher a pasta em que o arquivo ficará armazenado, nomeá-lo, clicar na seta da opção “Tipo”, selecionando “PDF”, e clicando em “Salvar” para finalizar. O seu arquivo PDF estará pronto.

Leia Também:  RioDesign: Aplicativo para pagamento de estacionamento

Também é possível salvar arquivos em PDF a partir de outros programas do pacote Microsoft Office, como o Excel, PowerPoint, Publisher e Access, seguindo basicamente os mesmos passos citados acima. No site do Microsoft estão disponíveis outras dicas para salvar arquivos em PDF nos programas do Office.

Leia também: Como editar documentos no formato PDF?

Programas que geram arquivos em PDF

Há também alguns programas específicos para a função de salvar arquivos em PDF (Foto: Divulgação)

Outra opção para salvar arquivos em PDF é criá-los diretamente em programas geradores de PDF, que oferecem essa função, facilitando a vida de quem necessita criar arquivos nesse formato, e que são bem simples de usar. Duas alternativas do gênero são o PDFCreator e o DoroPDF, ambos gratuitos.

Como exibir arquivos em PDF

Já para a leitura dos arquivos em PDF, é preciso ter um programa específico, como o Adobe Reader (Foto: Divulgação)

Já para exibir os arquivos salvos nesse formato, você vai precisar de um leitor de PDF instalado em seu computador. Uma excelente opção é o Adobe Reader, ferramenta desenvolvida pela empresa que criou o PDF e que traz uma série de recursos. Além de tudo, ele é gratuito.

O download está disponível no site da Adobe.

Top