Como sacar saldo de contas inativas do FGTS

Como sacar saldo de contas inativas do FGTS

Como sacar saldo de contas inativas do FGTS? Se você pretende aproveitar a liberação para o saque anunciada pelo governo federal não deixe de…

Por Andre em 26/12/2016

Como sacar saldo de contas inativas do FGTS? Se você pretende aproveitar a liberação para o saque anunciada pelo governo federal não deixe de conferir as dicas a seguir, essenciais para ter acesso a esse benefício.

Como sacar saldo de contas inativas do FGTS (Foto Ilustrativa)

As contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço são aquelas que deixaram de receber os depósitos mensais devido ao fim do contrato de trabalho (a cada contrato que você faz é criada uma nova conta vinculada ao seu FGTS, ou seja, cada novo emprego gera uma nova conta).

Anteriormente, o saque das contas inativas do FGTS só era liberado para quem estivesse desempregado por três anos seguidos. Mas com as novas regras, mesmo quem está empregado pode sacar o dinheiro dessas contas, desde que o afastamento de trabalhos anteriores tenha ocorrido até o dia 31 de dezembro de 2015.

Como sacar saldo de contas inativas do FGTS

A consulta ao saldo do FGTS pode ser feita na página da CEF (Foto: Reprodução Caixa)

Antes de saber como é feito o saque, você precisa consultar saldo do FGTS, para verificar se possui dinheiro a ser sacado. A consulta online do FGTS pode ser feita no site da Caixa, informando o NIS e a senha cadastrada (se nunca usou o serviço é só cadastrar a senha na hora).

Há também a possibilidade de consultar extratos do FGTS online por meio do aplicativo FGTS Trabalhador, que tem versões para Android, iOS e Windows Phone, ou diretamente nas agências da Caixa (quem possui o Cartão Cidadão pode ainda checar o saldo nos caixas eletrônicos).

O calendário para sacar FGTS ainda será definido pelo governo (Foto: Reprodução Portal Brasil)

Nos extratos do FGTS você pode conferir as informações sobre as contas ativas e as inativas, lembrando que o saque não é permitido para a conta ativa, ou seja, aquela que recebe os depósitos do seu empregador atual, caso você esteja trabalhando.

O saque do FGTS poderá ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal, mediante a apresentação de documentos como a carteira de trabalho, RG e número do NIS/PIS/PASEP.

Calendário para saque das contas inativas do FGTS 2017

Mais de 10 milhões de pessoas terão direito a sacar o benefício, segundo o governo (Foto Ilustrativa)

Tem dinheiro a sacar neste benefício? O próximo passo é aguardar o calendário para saque das contas inativas do FGTS 2017, que será divulgado até o início de fevereiro. A liberação ocorrerá conforme a data de nascimento do trabalhador.

De acordo com o governo, serão 10,2 milhões de brasileiros beneficiados com a medida, que poderão sacar todo o dinheiro atualmente bloqueado nas contas inativas. Outra informação divulgada é que a maioria dessas contas tem cerca de um salário mínimo de saldo.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top