Como Renovar Passaporte em SP

Como renovar passaporte em SP? – Essa é uma dúvida bastante comum entre os brasileiros que desejam fazer uma viagem para o exterior. Esse documento é essencial para conseguir sair do Brasil e, em alguns casos, precisa ser acompanhado do visto para que o cidadão possa pegar um voo internacional.

Como Renovar Passaporte em SP. (Foto: Divulgação)

O passaporte é um documento pessoal e intransferível, emitido pela Polícia Federal. Ele contém alguns elementos básicos de identificação, como nome completo, data de nascimento, nacionalidade, assinatura e fotografia. No Brasil, o passaporte tem um prazo de validade de 5 anos.

Após passar o prazo de 5 anos, o cidadão não pode prorrogar o uso e nem solicitar a renovação. A lei determina que um novo passaporte seja emitido, ou seja, a pessoa precisa passar novamente por toda a burocracia que envolve a emissão desse documento.

Saiba mais: Agendar Passaporte Policia Federal Online

Como Renovar Passaporte em SP

O formulário deve ser preenchido pela internet. (Foto: Divulgação)

Como já foi dito anteriormente, não tem como renovar passaporte em SP ou em qualquer outro lugar do país. O cidadão precisa dar entrada com um novo pedido desse documento, através do site DPF. A página do Departamento da Polícia Federal apresenta um formulário eletrônico, que solicita dados pessoais, dados complementares e documentos. Após preencher todos os campos em branco, é preciso escolher um dos locais de atendimento e clicar em “Enviar”.

Após preencher o formulário, o cidadão precisa gerar um protocolo e imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para efetuar o pagamento da taxa de emissão, que custa R$ 156,07.

O próximo passo é comparecer ao posto de atendimento da Polícia Federal, escolhido no ato da solicitação, na data e no horário que foram agendados pela internet. É preciso estar portando todos os documentos exigidos, inclusive o passaporte antigo. Quem não apresenta o passaporte anterior precisa desembolsar R$ 312,14.

O passaporte antigo precisa ser apresentado. (Foto: Divulgação)

Depois de entregar os documentos, o solicitante precisa tirar foto e colher as impressões digitais de todos os dedos das mãos. O pedido do passaporte pode ser acompanhado pela internet. O prazo de entrega é de até seis dias úteis. Se o documento não for retirado em um prazo de 90 dias, ele é automaticamente cancelado.

Veja também: Como tirar passaporte?

Documentos para tirar passaporte

– Documento de identidade (no caso do menor de idade, pode ser substituído pela certidão de nascimento)

– CPF (no caso do menor de idade, pode ser o CPF do responsável)

– Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa da última eleição.

– Certificado de Alistamento Militar (no caso de homens)

Onde fazer passaporte em São Paulo?

Compareça ao posto do DPF mais próximo. (Foto: Divulgação)

No estado de São Paulo, apenas algumas cidades trabalham com a emissão de passaporte, são elas: Araçatuba, Araraquara, Barueri, Bauru, Campinas Caraguatatuba, Cruzeiro, Guarulhos, Indaiatuba, Jales, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Caetano, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Veja também: Perda do passaporte: o que fazer

Gostou da matéria Como renovar passaporte em SP”? Tem alguma dúvida sobre o procedimento? Deixe um comentário.

 

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

5 Comments - Add Comment

Reply