Perda do passaporte: o que fazer

Se você perdeu o seu passaporte em uma viagem no exterior será necessário tomar algumas ações imediatas para fazer o pedido de um novo.…

Se você perdeu o seu passaporte em uma viagem no exterior será necessário tomar algumas ações imediatas para fazer o pedido de um novo. Você deve recorrer a uma embaixada ou um consulado do Brasil para pedir um novo passaporte. É preciso também fazer um boletim de ocorrência indo até a polícia da cidade onde se encontra. O novo documento deve ser pedido tendo em mãos o boletim de ocorrência. Se isso não puder ser feito, você pode providenciar uma declaração de roubo ou perda no consulado. A representação brasileira se responsabilizará pela situação, se encarregando de emitir outro passaporte. Saiba quais os passos a tomar e o que fazer se perder o passaporte.

O novo documento deve ser pedido no consulado ou embaixada (Foto: divulgação)

O que fazer em caso de perda do passaporte

No caso de perda do passaporte no exterior você se deparará com algumas dificuldades, como a falta de urgência para a chegada do documento e o risco de ter o tempo de validade do passaporte diminuído, segundo o que for determinado pela autoridade do consulado ou embaixada. Se você precisar recorrer ao serviço durante o período de férias nos meses de dezembro, janeiro e julho poderá ter que aguardar mais tempo para receber o novo documento, devido ao aumento de movimento.

Pode haver multa para remarcar a passagem (Foto: divulgação)

Dicas para quem perdeu o passaporte

Outras dicas para quem perdeu o passaporte são recorrer à ajuda e empréstimos do seguro-viagem. Os turistas que contarem com seguro-viagem podem ter o direito de pedir orientações via telefone ou até mesmo pedir um empréstimo para pagar as taxas do novo documento e até diárias em hotéis para ficar enquanto aguardam o passaporte substituto.

O prazo de validade do passaporte pode ser diminuído (Foto: divulgação)

Quanto às passagens de avião de turistas que perderam o passaporte é preciso verificar diretamente com a companhia aérea para remarcá-las, lembrando que mesmo que o motivo da alteração de dia da viagem seja devida a perda do passaporte a isenção da multa não está garantida. Os clientes que compram passagens mais caras – para viajar na primeira classe ou na classe executiva, por exemplo – às vezes não necessitam pagar a multa de remarcação.

Leia Também:  Vantagens e Desvantagens de uma Franquia

Continue lendo: Renovação de passaporte Polícia Federal

Postos para tirar passaporte SP, endereços

 

Top