Como Regularizar CPF

Como Regularizar CPF

Com essa pandemia e milhares de brasileiros ficarem sem a sua única fonte de renda, o governo resolveu dar um vale no valor de…

Por bety em 16/04/2020

Com essa pandemia e milhares de brasileiros ficarem sem a sua única fonte de renda, o governo resolveu dar um vale no valor de R$ 600,00 para esses trabalhadores. No entanto, na hora de fazer a sua inscrição para receber o vale, descobriram que o CPF estava com problema.

E agora, como regularizar o CPF em meio a pandemia? Quer saber como fazer? Então leia o artigo.

Muitos trabalhadores não conseguiram se cadastrar para receber essa renda básica, por que não estão a situação cadastral do CPF em dia. Veja como você deve fazer para ver qual é o problema e regularizar a situação.

Como conferir o seu CPF

O auxílio que o governo está oferecendo aos trabalhadores, informais, MEIs (Micro Empreendedor Individual), desempregados e contribuintes individuais do INSS é de R$ 600,00 e será pago por 3 meses.  Para receber o auxílio os contribuintes devem ter se inscrito no CadÚnico até o dia 20 de março, ou ter se inscrito através do aplicativo da Caixa Econômica Federal.

O Aplicativo com o nome Caixa Auxílio Emergencial está disponível para iOS ou android, ou através do site do banco aqui.

Se você tentou fazer o seu cadastro várias vezes e não conseguiu, você precisa acessar o site da Receita Federal clicar na aba em azul que diz CPF;

Logo em seguida, vai abrir uma página onde você deverá clicar em “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”, esse ícone fica na aba Serviços em destaque;

Outra aba vai abrir para você informar os dados requeridos, como CPF e a sua data de nascimento, vai pedir para você clicar no ícone não sou robô e depois clicar em consultar;

Os dados sobre o seu CPF sairão em seguida.

Se o seu CPF estiver com restrições você vai ter que regularizar.

Como regularizar o CPF

Após ter sido realizada a consulta do CPF e verificar que está com problemas, será preciso regularizar o mesmo na página da Receita Federal, na internet, sem custo algum. Esse procedimento está disponível para pessoas que, alteraram o nome, que mudaram de endereço, corrigir a sua naturalidade ou informar sua nacionalidade.

Entre no site da Receita Federal, clique em “Alterar Cadastro CPF”;

Depois clique no link: receita.economia.gov.br, que está localizado abaixo da frase “Onde solicitar a alteração”;

Preencha com seus dados pessoais;

Depois clique em “Enviar”;

Informe as letras que aparecem na imagem, depois clique em ok;

Logo em seguida vai aparecer uma mensagem informando que o cadastro foi alterado com sucesso. Essa regularização é feita instantaneamente e você pode solicitar o comprovante de situação cadastral no próprio site. Viu como é fácil.

Se mesmo assim você não conseguir fazer a atualização cadastral, deverá fazer por e-mail, que varia de acordo com cada estado.

Documentos necessários:

Para fazer a regularização do CPF por e-mail é preciso enviar os seguintes documentos:

– RG;

– CPF;

– Titulo de Eleitor;

– Comprovante de endereço;

– Protocolo de atendimento;

– Selfie do interessado.

Agora você já sabe como fazer a regularização do CPF sem precisar sair de casa.

Top