Aplicativo para recuperar fotos apagadas

Andre 29/03/2022 Tecnologia

Quer saber como recuperar fotos apagadas? Encontradas em qualquer loja de produtos eletrônicos e nos mais variados sites, as câmeras digitais viraram uma febre em todo o mundo, devido à facilidade de uso, à grande capacidade de armazenamento de arquivos e também aos preços, que estão bastante reduzidos.

Além dessas câmeras, hoje é mais comum tirar fotos digitais usando o celular ou o tablet, já que hoje em dia a maioria das pessoas registram imagens do dia a dia e momentos importantes da sua vida através do telefone.

Para guardar as fotos, existem as opções de armazená-las na memória interna dos gadgets, nos cartões de memória e no computador, entre outros meios, para evitar que elas se percam e estejam sempre disponíveis, para serem visualizadas com facilidade.

No entanto, assim como é fácil registrá-las e armazená-las, também é muito fácil apagar fotos acidentalmente, principalmente quando elas são manuseadas por pessoas que não tenham experiência com as máquinas fotográficas digitais, os smartphones e o PC.

Conheça mais: Programas que recuperam arquivos deletados

Como recuperar fotos apagadas do Android

Confira como fazer a seguir:

Google Fotos

Se você usa um celular com Android, o jeito mais fácil de recuperar uma mídia apagada é pelo Google Fotos. Desde que o backup automático do aplicativo esteja ativado, a foto ou vídeo continuará na lixeira por 60 dias. Depois desse prazo, o arquivo será apagado definitivamente.

Siga o passo a passo abaixo se o backup estiver ativado:

  • Abra o aplicativo Google Fotos;
  • Toque em “Biblioteca”, no menu inferior, e depois em “Lixeira”;
  • Você verá os itens apagados nos últimos 60 dias. Depois de achar o arquivo desejado, é só pressioná-lo;
  • Toque em “Restaurar”.
  • Se a foto excluída não estiver na lixeira, ela foi deletada permanentemente e não poderá ser restaurada.

Ao fazer a restauração, as mídias voltam para a galeria do smartphone, para a biblioteca do Google Fotos e para os álbuns em que elas estavam antes.

Aplicativos e programas

Não achou o que queria na lixeira do Google Fotos? Você pode recorrer a alguns softwares que prometem ajudar no processo de recuperar fotos apagadas. Vejas duas opções que te ajudam a restaurar mídias deletadas:

  • Disk Drill: O programa está disponível para as plataformas Windows e MacOS. Com ele, você consegue acessar arquivos apagados do cartão de memória. Quer tentar? O Tecnoblog tem um tutorial de como recuperar fotos e vídeos do cartão de memória com o Disk Drill.
  • DiskDigger: Disponível na Google Play Store, o DiskDigger pode ser uma solução para quem deseja recuperar fotos pelo próprio celular. No entanto, a varredura completa só será possível em Androids com root.

Recuperar fotos apagadas do iPhone

Existe mais de uma forma de recuperar fotos excluídas em um iPhone ou iPad, mas algumas delas exigirão um backup prévio. Felizmente, antes de partir para restaurações, há um método rápido para achar o arquivo deletado.

Pasta “Apagados” no iPhone
Ao deletar uma foto da sua galeria no iOS, o sistema automaticamente envia a mídia para a pasta “Apagados”. Ela não será vista no seu rolo de câmera, mas pode ser acessada na pasta até 30 dias depois de deletada. No 31º dia, a foto será apagada permanentemente. Antes desse prazo, é muito simples recuperá-la — siga as etapas abaixo.

  • Abra o aplicativo “Fotos”, nativo do iOS;
  • Na aba “Álbuns”, role a tela até o fim. Você verá a pasta “Apagados” abaixo de “Outros Álbuns”. Toque nela;
  • Selecione a foto desejada e toque em “Recuperar”. Se você quiser, também pode clicar em “Recuperar tudo” para restaurar todas as fotos da pasta;
  • Pronto! A foto retornará para sua galeria principal e para os álbuns em que estava antes. Se você procurar em “Recentes”, a imagem não será a última da galeria, pois ela volta com a data original de criação. Para achá-la, role a tela até chegar ao período em que a foto foi tirada.

Programas para recuperar fotos deletadas por engano

O Recuva é um dos programas capazes de recuperar imagens apagas acidentalmente (Foto: Divulgação)

Caso você tenha apagado algumas fotos acidentalmente, não se desespere, pois nem tudo está perdido, existindo várias maneiras de tentar recuperá-las. O primeiro passo é baixar um programa para recuperar fotos deletadas por engano. Algumas das opções são:

SD Card Recovery

Recuva

PC Inspector Smart Recovery

PhotoRec

Zero Assumption Recovery

Saiba mais: Recuva – baixar, download

Fotos deletadas por engano – como recuperar

O SD Card Recovery é outra boa opção (Foto: Divulgação)

Após escolher um dos programas acima e fazer a instalação no computador, você deve conectar a câmera digital, o celular ou o tablet ao PC, através da porta USB. Caso possua um leitor de cartões no computador, você também pode colocar o cartão de memória diretamente nele, para tornar o escaneamento dos dados mais veloz.

Tela inicial do Zero Assumption Recovery (Foto: Divulgação)

Em seguida, coloque o programa para rodar e indique a unidade que será escaneada, escolhendo entre o drive do leitor de cartão ou o dispositivo conectado ao PC e clique em “Scan”. Se as imagens deletadas por engano estavam no disco rígido do computador, basta selecionar essa unidade no aplicativo e dar início ao escaneamento.

Assim que o programa encontrar os arquivos deletados, basta selecionar aqueles que você quer restaurar (Foto: Divulgação)

Agora, é só esperar que o software faça a leitura do drive selecionado e encontre os arquivos apagados. Depois, marque aqueles que deseja restaurar, defina a pasta de destino e clique em “Recovery”.

De maneira geral, esse procedimento para recuperar fotos deletadas por engano vale para qualquer um dos programas citados, com pequenas diferenças, já que eles possuem funcionamento semelhante.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Outros artigos

Turismo em Franca SP

30/06/2011

Turismo em Franca SP

No interior do estado de São Paulo está situada a cidade de Franca, que conta com mais de 600 mil quilômetros quadrados e mais de 300 mil habitantes. Um grande p...

Dispareunia: sintomas, causas e tratamento

20/04/2012

Dispareunia: sintomas, causas e tratamento

[caption id="attachment_428529" align="aligncenter" width="533" caption="Fatores psicológicos podem estar ligados a manifestação da dispareunia."][/caption] Compree...

Água termal para hidratar a pele

08/02/2012

Água termal para hidratar a pele

[caption id="attachment_390890" align="aligncenter" width="399" caption="A água termal hidrata e refresca. (Foto: Divulgação)"][/caption] Ao longo dos anos, as mu...