Como receber notificações do Gmail por SMS

Um dos recursos mais básicos e antigos da internet, o e-mail ainda é bastante utilizado pelos internautas, apesar do espantoso crescimento das redes sociais…

Um dos recursos mais básicos e antigos da internet, o e-mail ainda é bastante utilizado pelos internautas, apesar do espantoso crescimento das redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, que oferecem uma forma de contato mais rápida.

O recurso permite ao usuário ser avisado, via SMS, sobre a chegada de e-mails em sua caixa de entrada (Foto: Divulgação)

Entre os vários serviços de e-mail oferecidos gratuitamente, o Gmail é um dos que mais se destaca, devido principalmente ao grande número de funcionalidades que a plataforma criada pelo Google oferece aos usuários.

Um dos recursos mais interessantes que o Gmail disponibiliza é a possibilidade de ser avisado quando um e-mail chega à sua caixa de entrada, através de mensagens de texto no celular, algo que pode ser bastante útil para quem precisa checar os e-mails com frequência.

Se você se interessou pelo recurso e quer saber como receber notificações do Gmail por SMS, fique atento às dicas abaixo.

Ativando o recurso

Acessando a Agenda do Gmail (Foto: Divulgação)

O primeiro passo para ativar o recebimento de notificações do Gmail por SMS é fazer login em sua conta, através do site www.gmail.com, e a seguir clicar no link “Agenda”, localizado no alto da página.

Já na agenda do Gmail, clique no ícone da engrenagem, que fica no canto direito superior, e depois escolha a opção “Configurações”. Posteriormente, vá até a aba “Configurações de celular”, cadastre o número do seu telefone celular e clique no botão “Enviar código de confirmação”.

Cadastrando o seu celular no serviço (Foto: Divulgação)

Aguarde a chegada do código ao seu celular (via SMS), volte à página e digite-o no campo “Código de confirmação”, clicando depois em “Concluir configuração”. Feito isso, uma nova página será aberta e nela, você deve marcar a caixa “SMS” para os eventos dos quais deseja ser notificado.

Finalizando o procedimento

O aplicativo Mail2sms é essencial para o funcionamento do recurso (Foto: Divulgação)

Terminada a etapa anterior, acesse o site Mail2sms, http://mail2sms.dallens.fr, onde se encontra o aplicativo que fará o envio do aviso de recebimento de e-mail para o seu celular. É preciso liberar o acesso da plataforma à sua conta Gmail para que o recurso funcione corretamente.

Para tanto, clique em “Signed in”, digite o login e a senha do Gmail, clique na opção “Conceder acesso” e aguarde até que o serviço se conecte à sua caixa de entrada. Posteriormente, uma janela do Mail2sms será aberta no browser. Nela, clique em “Enable” para habilitar o aplicativo.

Após o procedimento, o app Mail2sms passará a checar a sua caixa de entrada frequentemente, enviando as notificações de chegada de e-mails para o celular cadastrado, através de SMS.

É preciso liberar o acesso do app à sua conta para que a funcionalidade seja habilitada (Foto: Divulgação)

Agora, volte à agenda do Gmail e verifique se na área “Minhas Agendas” aparece a opção “Mail2sms”. Caso ela esteja lá, clique na seta para baixo, ao lado de “Minhas Agendas”, e escolha “Configurações”, marcando, a seguir, o item “Mostrar na lista”.

Finalizado o processo, é só aguardar a chegada das notificações ao seu celular, que mostrarão o destinatário, o título, a data e as primeiras linhas do e-mail.

Informações importantes

Finalizado o procedimento, você será avisado por SMS quando chegar mensagens à sua conta no Gmail (Foto: Divulgação)

De acordo com o Google, esse tipo de serviço é gratuito, mas para não ter nenhuma surpresa, entre em contato com a sua operadora antes de ativar o recurso de notificações por SMS do Gmail.

Outro detalhe importante é que a funcionalidade tem suporte para as operadoras TIM, Oi, Vivo, Claro, CTBC Telecom, Nextel, Sercomtel e Brasil Telecom, entre outras.






Top