Como passar fio dental corretamente

Ter cuidado adequado com a higiene bucal é essencial para manter uma vida saudável. Além disso, esse hábito ajuda na prevenção de cáries,  mau…

Passar fio dental deixa seus dentes muito mais saudáveis

Ter cuidado adequado com a higiene bucal é essencial para manter uma vida saudável. Além disso, esse hábito ajuda na prevenção de cáries,  mau hálito e doenças da gengiva.

Para fazer uma limpeza eficiente da boca, é necessário realizar não só a escovação dos dentes, mas também, a escovação da língua. Outro elemento extremamente importante na manutenção da higiene é utilizar o fio dental. Este é essencial por permitir que você limpe áreas onde a escova dental não alcança, colaborando na remoção de placas bacterianas e resíduos alimentares.

Como utilizar o fio dental passo a passo

Após saber a da importância do uso do fio dental, daremos algumas instruções de como utilizá-lo.

  • Primeiro passo: Enrole, de maneira frouxa, aproximadamente 40 centímetros do fio entre os dedos médios, deixando sobrar cerca de 8 centímetros entre eles;
  • Segundo passo: segure o fio com os dedos polegares e os indicadores, de modo que esse permaneça estendido;
  • Terceiro passo: passe cuidadosamente o fio ao redor da base dos dentes, deixando-o ultrapassar a linha de junção entre o dente e a gengiva. Uma dica importante, nunca force o fio contra a gengiva, este procedimento pode lesar o tecido gengival, resultando em sangramento.
  • Quarto passo: curve o fio em ‘forma de C’ de maneira que envolva todo o dente. Faça isso para um lado e depois para o outro lado;
  • Quinto passo: utilize sempre um pedaço novo do fio antes de iniciar a limpeza de um novo dente;
  • Sexto passo: quando for retirar o fio dental do meio dos dentes, faça movimentos para cima e para baixo, retirando-os do meio do dente.

Outra forma de arrumar o fio dental nos dedos, é enrolando-o nos indicadores

Tipos de fios dental

Existem dois tipos de fio dental, podendo ser escolhido entre o fio de nylon (ou multifilamento) e o fio de PTFE (monofilamento). A diferença existente entre eles se resume no tipo de material, sendo que o monofilamento possui uma maior durabilidade. No entanto, a função de remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares é muito bem realizada por ambos. A escolha dependerá apenas da sua preferência.

Leia Também:  Descubra quais as peças que toda mulher deve ter no guarda-roupas

O resultado é instantâneo

Após iniciar o uso do fio dental os resultados serão imediatos, ou seja, logo no primeiro dia já é possível usufruir dos benefícios. Você perceberá que seus dentes e suas gengivas estarão mais limpos, assim como seu hálito se tornará mais fresco.

Passar fio dental é tão importante quanto escovar os dentes

O fio dental é extremamente importante na hora de manter uma higiene bucal adequada. Ele colabora na remoção da placa bacteriana e dos resíduos alimentares, além de prevenir contra a doença da gengiva, das cáries e do temível mau hálito.

Top