Além das viagens de férias, o mês de janeiro costuma ser marcado pela grande quantidade de impostos que temos que pagar, como IPVA, IPTU, etc. Para que o orçamento não estoure e você fique devendo o resto do ano, é preciso ter organização para pagar as contas em dia e ainda curtir um pouquinho das férias, pois ninguém é de ferro, não é mesmo?
Com relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é bom saber que é um tributo estadual e que, desta forma, os valores e os prazos para pagamento variam de acordo com o estado em que o seu automóvel está registrado. Falando nisso, não só os carros de passeio devem pagar o imposto, como também os caminhões, ônibus, motos e tratores, entre outros veículos automotores.
Quem não paga o IPVA de seu automóvel está sujeito a multa, caso seja parado em uma blitz, e, além disso, não consegue obter o licenciamento do veículo, o que pode acarretar na apreensão do carro. Normalmente, veículos mais antigos são isentos do imposto, mas é bom verificar como isso funciona no seu estado.
Para evitar estes tipos de problemas, vamos passar algumas dicas que podem te ajudar na hora de pagar o IPVA.
Pagamento em parcela única e com desconto
Em praticamente todos os estados, a Secretaria da Fazenda oferece a opção de pagamento do IPVA com desconto, desde que o contribuinte quite o imposto em parcela única, até uma data pré-estabelecida pelo órgão estadual. Se você conseguir economizar um pouco no final do ano, esta talvez seja a melhor opção, já que vai pagar o imposto de uma só vez e ainda ganha um desconto, que em alguns casos chega a 10% sobre o valor total.
Basta ficar de olho na tabela divulgada pela Secretaria da Fazenda do seu estado e conferir a data de vencimento, que varia conforme o final da placa do automóvel.
Pagamento em parcela única sem desconto
Outra opção normalmente oferecida para o contribuinte é a possibilidade de quitar o IPVA em cota única, mas sem desconto, no caso daqueles que não conseguirem efetuar o pagamento até a data que dá direito ao bônus.
Pagamento parcelado
Há ainda a possibilidade de parcelar o pagamento do IPVA de seu automóvel. Esta opção é para quem prefere dividir o valor do imposto ou para aqueles que por algum motivo não têm o dinheiro para pagar em parcela única. O número de parcelas varia conforme a unidade da federação, mas na maior parte o pagamento é dividido em 3 vezes, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março.
Outra dica
Se você quer pagar o IPVA do seu veículo antecipadamente e com desconto, uma boa dica é economizar o dinheiro com bastante antecedência. Caso o imposto seja de R$ 500, por exemplo, você pode guardar na poupança cerca de R$ 50 por mês, iniciando 10 meses antes do prazo de vencimento.
Onde pagar
O pagamento do IPVA pode ser efetuado nas agências bancárias credenciadas. Basta comparecer a uma delas até a data de vencimento, não se esquecendo de levar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).