Como Montar um Projeto Educacional

PUBLICIDADE

Se há algo que desperta muitas dúvidas em professores certamente é aquele momento onde é preciso saber como montar um projeto educacional. Não necessariamente a atividade em si, mas o problema acaba sendo coloca-lo no papel. Além de projetos criados por professores e diretores de escola existem também projetos educacionais criados por ONGs e grupos de auxílio educacional com projetos sociais.

Como Montar um Projeto Educacional (Foto: Reprodução)
Como Montar um Projeto Educacional (Foto: Reprodução)

Como Montar um Projeto Educacional

Projetos que envolve educação e que visam levar o bem e ensinamento a crianças e pessoas sempre serão especiais e com certeza não faltará apoio. Esses projetos à parte do Governo demonstram que existem muitas pessoas preocupadas com a evolução da nossa sociedade.

Muitas pessoas, até mesmo crianças, tem ótimas idéias mas não sabem levar para frente e nem como dar o primeiro passo nessa empreitada de amor. Você também tem essa dúvida? Então confira aqui tudo que é necessário para montar o seu projeto.

PUBLICIDADE

O que é um projeto?

De acordo com a revista Nova Escola, é um tipo de organização e planejamento de tempo e conteúdo escolar que envolve a resolução de uma situação-problema. Ele tem como propósito unir o propósito didático do aprendizado com a realização de um produto final, descrito pela revista como propósito social. Os projetos são considerados fundamentais para o aprendizado porque ele coloca o aluno em situação de corresponsabilidade quanto à formação do próprio conhecimento.

É importante que a proposta do projeto seja baseada no aprendizado de algo novo, e não somente no uso do conhecimento que já possuem.

Planeje bem seu projeto, isso faz a diferença na hora de executar (Foto: Reprodução)
Planeje bem seu projeto, isso faz a diferença na hora de executar (Foto: Reprodução)

O que um projeto educacional precisa ter?

A verdade é que o processo de formalização de um projeto é semelhante ao de um trabalho escolar quando está em papel.

– Série a que se destina: Turma na qual esse projeto será trabalhado.

– Duração: Em quanto tempo esse projeto será aplicado?

– Justificativa: Por que você escolheu esse tema?

PUBLICIDADE

– Objetivo: O que você pretende alcançar nesse projeto?

– Conteúdo a ser trabalhado: Que disciplinas serão envolvidas?

– Estratégia: Como irá trabalhar o tema a ser abordado?

– Material necessário: Que tipo de recurso está pensando em utilizar?

– Forma de avaliação: Como pretende avaliar o desenvolvimento dos alunos?

Faça seu projeto em equipe (Foto: Reprodução)
Faça seu projeto em equipe (Foto: Reprodução)

Dicas para fazer um bom projeto:

Não basta apenas fazer bem as coisas no papel. É preciso fazer com que ele dê certo e para que isso aconteça é fundamental ter planejamento e entusiasmo.

O planejamento é necessário para que tudo saia como pensado e os imprevistos possam ser contornados. Um fator muito importante quando se trata de educação pois afinal há um cronograma escolar a ser seguido, significando prejuízo para a criança caso ocorra um grande atraso e também para você, professor. Afinal é você quem lidará com o acúmulo de matéria. Já o entusiasmo é necessário para fazer com que as crianças sejam conquistadas pela proposta. Se não for algo prazeroso para elas, ou que acabe sendo feito com má vontade, os resultados poderão não ser os melhores, tanto o produto final quanto a aprendizagem.

Se você tem pouca experiência nesse tipo de trabalho, não há nenhum mal em utilizar um modelo que já tenha sido testado, com etapas definidas e objetivos previamente pensados. O importante é adaptar esse projeto à realidade de seus alunos e seu estágio de aprendizado, que provavelmente é diferente do modelo citado. Isso garantirá que ele possa ser útil aos seus educandos.

Concluindo:

Viu só como fazer um projeto não é um bicho de sete cabeças? Esperamos que esse artigo tenha solucionado suas dúvidas e possa ser útil no planejamento de suas aulas.

Caso tenha ainda alguma dúvida, a Revista Nova Escola fez uma reportagem muito interessante e detalhada a respeito do tema, chamada 14 perguntas e respostas sobre projetos didáticos. Lá, com certeza você poderá encontrar tudo que precisa.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.