Boletos vencidos: como pagar

PUBLICIDADE
Evite que as dívidas ganhem proporções exorbitantes (Foto: Divulgação)

Conta de água, eletricidade, telefone fixo e móvel, cartão de crédito, escolas e universidades, fazem parte do dia-a-dia de milhares de brasileiros. Para não ter problemas com a data do pagamento desses débitos, algumas pessoas usam o serviço de débito automático em conta corrente, que faz a programação para que o boleto seja quitado assim que vence. Mas mesmo quem adota esse procedimento está propenso a atrasos no pagamento de suas contas, já que se não houver dinheiro suficiente em sua conta corrente a operação não é concluída.

Depois que a data do vencimento do boleto está ultrapassada é preciso tomar algumas atitudes para não ficar com dívida na “praça”. No caso do cartão de crédito e empréstimos pessoais é bom correr e garantir a quitação, já que os juros e multas por dia de atraso são assustadores. Pagar o mínimo do boleto do cartão de crédito também não é a solução, já que as taxas continuam aumentando e a dívida ficará impagável depois de uns meses. O ideal nesses casos e efetuar um acordo, onde as parcelas serão fixas e o item ficará suspenso, sem que você possa fazer mais compras usando a função crédito.

Emita um novo boleto para pagamento de contas muito atrasadas (Foto: Divulgação)

As faturas referentes a telefones fixos e serviços de telefonia móvel podem ser negociadas junta a prestadora de serviço se achar necessário, porém, para não ficar sem esses meios de comunicação é preciso pagar em dia os boletos. No caso do telefone fixo a empresa mantém o serviço até que a data de vencimento da próxima conta. As companhias de telefonia móvel são menos tolerantes e já fazem o bloqueio parcial (ou seja, a pessoa só recebe ligações) depois de 15 dias de atraso.

PUBLICIDADE
Entre em contato com a central de relacionamento para negociar a dívida (Foto: Divulgação)

Serviços essenciais, como água e eletricidade tem outras regras. No caso da companhia de água e esgoto é tolerável até dois boletos em atraso, depois é encaminhada uma carta avisando a data de corte no fornecimento em caso de não quitação dos débitos. Já a empresa de eletricidade pode colocar o nome da pessoa no Serviço de Proteção ao Crédito após 15 dias de atraso. A notificação de corte também deve ser encaminhada a residência em questão nesse prazo. Para pagar os boletos desses tipos de serviços depois de 30 dias de atraso é necessário procurar a administração dos órgãos que emitem essas faturas. Em casos de dúvidas em todos os casos de atrasos na quitação de duplicatas, entre em contato com a central de atendimento da companhia em questão.

Leia também:

1 comentário

  • oi boa tarde eu to com atraso do carne da minha sogra eu quero sabe como ta muito atrasado vcs liga pra cobra mais eu cou ai pra paga

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.