Como manter o funcionário motivado

Há muitas ferramentas disponíveis para os supervisores motivarem sua equipe, como por exemplo, palestras, atividades em grupo ou ao ar livre, treinamentos, premiações e…

Por Élida Santos em 22/02/2012

Mostre a importância de cada um no processo que torna a empresa melhor (Foto: Divulgação)

Há muitas ferramentas disponíveis para os supervisores motivarem sua equipe, como por exemplo, palestras, atividades em grupo ou ao ar livre, treinamentos, premiações e bônus em dinheiro. As companhias que tem o hábito de fazer uso desses recursos garantem: os colaboradores trabalham muito melhor e felizes depois que recebem estes incentivos. No entanto, é necessário avaliar bem qual medida adotar, já que há o risco de perder tempo e recursos financeiros em algo que não vai oferecer retorno.

Quando uma pessoa não está motivada ela faz somente sua obrigação, isso quando não começa a vacilar naquilo que é considerado uma tarefa simples. O trabalhador vai levando o emprego até onde dá, porque precisa do salário para manter a família. Já se está contente, motivado, o funcionário faz coisas além da sua função, por isso é importante constantemente fazer ações para que o colaborador sinta-se bem em seu local de trabalho.

Escutar as ideias de seus subordinados é uma das muitas alternativas (Foto: Divulgação)

Uma das muitas maneiras de um gestor motivar o seu time é mostrando que eles são uma peça importante para o funcionamento da companhia. Para isso não adianta só apontar os erros no processo, mas sim exaltar aqueles que fizeram o seu dever com louvor. O reconhecimento é a forma mais simples de conseguir com que seus subordinados sempre estejam com vontade de fazer mais pela empresa.

Os colaboradores gostam de serem escutados. Crie projetos na sua organização onde todos possam dar sugestões. Assim, além de ter uma visão vinda de outra perspectiva, você fará com que as pessoas que ali trabalham sintam-se importante para que aquele local melhore, mude com suas ideias. Mas não adianta receber as dicas de melhorias e arquivá-las. Use o que puder, esse procedimento ajudará a melhorar a produção e o faturamento irá aumentar consequentemente.

Confraternização é uma opção que deixa o funcionário mais feliz (Foto: Divulgação)

Festa de final de ano, confraternizações, almoços diferenciados, entrega de lembranças em datas comemorativas como o Dia do Trabalhador, também são importantes. Pequenos gestos tornam o ambiente de trabalho melhor e fazem com que os bons funcionários valorizem o emprego que têm. A satisfação profissional não se resume a um bom salário, mas também a uma relação entre a companhia e o funcionário.

Top