Como fazer um currículo online: Passo a Passo

Montar um currículo online é fundamental num mundo cada vez mais digital. Existem diversas maneiras de usar a internet a nosso favor e essa…

Montar um currículo online é fundamental num mundo cada vez mais digital. Existem diversas maneiras de usar a internet a nosso favor e essa de montar um portfólio é uma ferramenta importante. Veja neste artigo como montar passo a passo um currículo online, quais informações você deve inserir e a importância de escolher as palavras certas para se apresentar. As dicas de hoje vão fazer diferença para quem deseja tornar seus trabalhos visíveis.

Aprenda como montar seu currículo online (Foto: Divulgação)

Aprenda como montar seu currículo online (Foto: Divulgação)

Passo a passo de como montar o seu currículo online

O currículo online pode facilitar e muito a vida de quem deseja ser encontrado na internet, permitindo inclusive que o interessado no seu perfil entre em seu site sem necessariamente ter que trocar e-mail para enviar o currículo tradicional ou mesmo entregar presencialmente numa empresa. Separamos aqui as dicas de como você consegue construir um portfólio online neste passo a passo simples que pode te ajudar e muito a conquistar um novo trabalho.

Leia mais: Trabalhe Conosco Lojas Torra Torra – Enviar Curriculum

Por onde começar a montar o currículo online?

Separe as melhores informações para o seu portfólio online (Foto: Divulgação)

Separe as melhores informações para o seu portfólio online (Foto: Divulgação)

Para montar seu portfólio, você vai precisar de uma plataforma, podendo ser paga ou não. Centenas de empresas oferecem a construção de site rápida ou até mesmo de blog, como Tumblr. O primeiro passo então é ver qual plataforma vai combinar com seu estilo. Abaixo algumas delas:

Tumblr
Wix
Wordpress
Blogger
Weebly
Blog.com
Criador de Sites da Locaweb
Criador de Sites do Uol

Essas são algumas ferramentas que permitem você criar passo a passo o seu currículo online.

Tornando o portfólio online

Escolha a plataforma para fazer o seu currículo online (Foto: Divulgação)

Escolha a plataforma para fazer o seu currículo online (Foto: Divulgação)

Se você escolheu a plataforma para colocar o seu currículo na internet, vamos pensar no design da sua página? O visual do seu currículo precisa estar impecável. Dele, muitos recrutadores vão tirar a primeira impressão e ela conta muito para qualquer tipo de escolha. Então, siga as dicas para montar o seu currículo online.

  • Não utilize músicas jamais na sua página profissional
  • Cuidado com as cores muito forte, principalmente aquelas que cegam (verde,amarelo, pink e outros)
  • Seja mais direto, sem rodeios em suas palavras
  • Insira uma foto mais formal
  • Priorize as informações do seu currículo

Basicamente, esses são os pontos importantes e essenciais para que o currículo fique em estado perfeito, que chame atenção pelo conteúdo e não pelo seu visual. Aliás, essa dica é preciosa, pois um site só deve chamar atenção se for um portfólio de um designer, de uma pessoa que trabalha com a criação neste segmento. Ainda sim, muito cuidado e bom senso!

Leia mais: Enviar Curriculum pela Internet

Separe as palavras certas para falar sobre você e seu trabalho (Foto: Divulgação)

Separe as palavras certas para falar sobre você e seu trabalho (Foto: Divulgação)

Informações para colocar no currículo da internet

O objetivo que você tem profissionalmente deve estar bem claro em qualquer tipo de currículo que você faça. Diferente do currículo impresso, na internet você pode falar um pouco informal, mas ainda sim respeitando a língua portuguesa. Se você é um vendedor, pode usar a persuasão para montar seu currículo online, por exemplo. Se você é uma mecânico, pode apostar nos benefícios que você proporciona aos seus clientes, falar da importância que tem cuidar do veículo. O conteúdo faz toda a diferença.

O currículo virtual pode abrir portas de trabalho (Foto: Divulgação)

O currículo virtual pode abrir portas de trabalho (Foto: Divulgação)

Dados para colocar no currículo online

Os dados pessoais, incluindo a experiência profissional, também devem ser selecionados de acordo com o seu objetivo. Ou seja, não precisa colocar que fez 20 cursos, enfatize aquilo que realmente vai chamar atenção e está de acordo com o seu objetivo. Fale mais das experiências que realmente podem chamar atenção. No currículo online não é preciso criar várias páginas como um site institucional. Faça tudo em uma única página, separando sua apresentação e foto, colocando dados e cursos e a experiência profissional.


Top