Como fazer Portabilidade de Número para outra Operadora?

Como fazer Portabilidade de Número para outra Operadora?

Como fazer Portabilidade de Número para outra Operadora?

Isabella 21/06/2021 Celular

Com o objetivo de aproveitar as melhores ofertas de planos de telefonia, muitos consumidores têm pedido para fazer a portabilidade de número para outra operadora. Assim, o cliente tem a conveniência de permanecer com seu números antigo, mantendo seus contatos, mas com a vantagem de usufruir dos benefícios oferecidos pelas operadoras no que diz respeito a pacotes de TV, internet e telefonia. 

Continue lendo para saber mais.

O que é portabilidade de número

Tenha em mente que a portabilidade é uma forma rápida de aderir a um novo plano de telefonia, sem precisar mudar de número. Saiba o que deve ser feito antes de pedir a portabilidade:

  • Primeiro, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços, para saber quais as melhores ofertas de planos de celular no Brasil: os detalhes dos planos, os que possuem melhor pacote com internet inclusa, os valores e a fidelização de cada um.
  • Depois de pesquisar, você pode fazer o pedido de portabilidade de seu número, seja ele móvel ou fixo.

Lembrando que a portabilidade é um procedimento através do qual você muda a operadora do seu plano de telefonia, sem que precise mudar o número do seu celular ou do seu aparelho fixo. Mas só é possível efetuar a portabilidade se for dentro do mesmo serviço já contratado. 

Ou seja, você só consegue pedir a portabilidade do seu celular se quiser aderir a um novo plano de celular. Não é possível, por exemplo, transferir um número de telefone fixo para o telefone móvel e vice-versa.

Resumindo, a portabilidade só pode ser feita dentro do mesmo serviço: de telefonia móvel para telefonia móvel e de telefonia fixa para telefonia fixa.

Porém, você pode transferir seu número de celular de um plano pré-pago em uma operadora para um plano pós-pago em outra operadora, desde que a portabilidade seja realizada na mesma área de serviço, ou seja, com o mesmo DDD. A mesma coisa acontece caso você queira mudar seu número pré-pago fixo para outra operadora com um plano fixo pós-pago.

Para pedir a portabilidade, você precisa fazer uma solicitação aos canais de atendimento da operadora à qual quer se tornar cliente.

Como fazer a portabilidade de número?

Para pedir a portabilidade do seu número, basta você entrar em contato com a operadora que quer contratar. Isso pode ser feito através do site da empresa, de uma ligação telefônica ou presencialmente, nas lojas físicas.

Se optar por fazer a portabilidade através do site, a nova operadora vai enviar um formulário online para você preencher com seus dados e enviar de volta.

Quem pode solicitar a portabilidade?

Vale ressaltar que existem alguns pré-requisitos para a portabilidade ser efetuada. Sendo eles: o CPF ou o CNPJ devem estar em nome do titular da linha a ser portada e o número a ser portado precisa estar ativo na operadora de origem.

Antes de solicitar a portabilidade é preciso checar se ainda está cumprindo o contrato de fidelização com a empresa antiga. Isso é importante porque a portabilidade não tem o poder de alterar as disposições contratuais que foram firmadas com a operadora da qual você quer se desvincular. 

Quando você faz a portabilidade de uma operadora para outra, está realizando uma rescisão de contrato com a primeira empresa. Ou seja, se houver previsão de multa por quebra de contrato, você terá que pagar essa multa.

Confira todas as informações sobre a portabilidade para TIM, Vivo, Claro, Oi e Nextel.

Como fazer a portabilidade de número para a TIM?

Se você optar por fazer a portabilidade do seu número para a TIM, saiba que esse serviço é gratuito. Se o seu plano for a Pós-pago ou Controle, você pode contratar online através do atendimento virtual do site da empresa ou pode optar por ir até uma Loja da TIM com os seguintes documentos em mãos:

  • Identidade
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Fatura da sua operadora atual

Ainda na loja da TIM, será ativada uma linha para você com seu novo plano contratado. O atendente vai agendar uma data em que seu número vai sair da antiga operadora e passar a ser um número da TIM. 

Se o plano que você quiser contratar for Pré-pago, você poderá solicitar a portabilidade TIM tanto numa das Lojas da TIM quanto pode fazer a transição diretamente do seu celular. Basta comprar um chip da TIM e seguir os comandos que vão aparecer na tela do seu smartphone.

Portabilidade para Vivo

Tenha em mente que a portabilidade para a Vivo também é gratuita para telefones móveis. No caso de portabilidade de telefonia fixa, o cliente paga apenas o valor da instalação.

Outro ponto importante é que o prazo para a portabilidade Vivo ser efetuada é de três dias úteis. Para que a portabilidade seja realizada, o cliente precisa ter um chip da Vivo com um novo número que vai ser substituído pelo seu número da outra operadora.

Depois, dependendo do tipo de plano que você quiser aderir, poderá contratar online acessando a Loja Online da Vivo, na opção “traga o seu número para a Vivo” ou poderá optar por fazer a portabilidade em uma das lojas físicas da operadora.

Para efetuar a portabilidade Vivo:

  • Plano Pré-Pago da Vivo: caso a portabilidade seja para um Plano Pré-Pago da Vivo, o cliente terá que se dirigir a uma loja física Vivo e solicitar o procedimento. Será necessário ter um chip da Vivo, que pode ser adquirido tanto nas lojas físicas quanto na Loja Online da operadora.
  • Plano Pós-Pago ou Controle: se deseja aderir a um desses planos, pode fazer o contrato através da Loja Online ou em alguma das lojas físicas da Vivo. Se optar por contratar seu plano na loja física, terá que levar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
  • Portabilidade Fixo: no caso de portabilidade para fixo, é necessário ir a uma loja física Vivo com RG, CPF e comprovante de residência. Todos os documentos devem estar no nome do titular da conta da operadora anterior.

Portabilidade Oi

No caso da Oi, o serviço de portabilidade é gratuito e pode ser feito para os planos Pré-Pago e Controle. Você pode fazer a portabilidade nas lojas físicas ou através de SMS no seu celular.

Para migrar para o Oi Pré-Pago, basta comprar um chip novo da Oi e ativá-lo. Em seguida, você poderá fazer a portabilidade através do próprio aparelho, enviando um SMS para 27531 do seu novo chip da Oi com a palavra PORTAR junto com o DDD e o seu número atual. 

Feito isso, você receberá um código de verificação no seu chip da operadora anterior. Então, é só seguir o passo a passo das mensagens de SMS que irá receber no aparelho até a conclusão da portabilidade.

Caso você opte por um Plano Oi Controle, você vai precisar comprar um chip Oi e ativá-lo numa loja no Plano Controle. Outra opção possível é comprar um Chip Pré e pedir a migração para o Plano Oi Controle através do site da operadora ou do *660. 

Depois, basta seguir o procedimento, começando por enviar um SMS para o número 27531 do seu Oi com a palavra PORTAR junto com o seu DDD e o seu número atual. No chip da outra operadora, você receberá um código de verificação por SMS. Daí em diante, basta seguir o passo a passo e concluir sua portabilidade Oi.

Portabilidade para Claro

Por fim, a portabilidade para a Claro pode ser feita através do atendimento telefônico Claro Portabilidade, no número 1052. Também pode ser efetuada pelo serviço de Televendas, no 0800 742 0310, nos casos dos planos Claro Pós ou Claro Pré.

Antes de tudo, você terá que adquirir um chip da Claro e ativá-lo em algum plano Claro celular.

Confira o passo a passo para fazer a portabilidade Claro no seu próprio aparelho de celular:

  • Após ativar seu chip novo da Claro, terá que enviar um SMS do seu chip Claro para 1970 com o DDD e o número do seu celular antigo, que desejar mudar para a Claro
  • Aguarde chegar um novo SMS e responda-o com o CPF do titular da linha
  • Será enviado um código de segurança por SMS para o seu antigo chip
  • Envie um SMS com esse código para 1970 através de seu chip Claro
  • Aguarde a autorização para fazer a portabilidade Claro e responda “SIM”

Quanto custa a portabilidade de número?

Como já mencionamos, muitas operadoras de telefonia já estão oferecendo a portabilidade de maneira gratuita para os casos de portabilidade de números de telefone móvel. Quando a portabilidade é para telefonia fixa, o cliente paga pela instalação do serviço.

Segundo o regulamento previsto pela Anatel, as operadoras têm o direito de cobrar ao cliente algum valor pela solicitação da portabilidade, embora a maioria delas não esteja cobrando por esse serviço.

Quanto tempo demora a portabilidade?

Muitos clientes têm dúvida a respeito do prazo de conclusão da portabilidade. É possível que a portabilidade seja previamente agendada, então o prazo será de acordo com o agendamento. Mas, tirando essa possibilidade, as operadoras têm feito o procedimento em até três dias úteis.

Outros artigos

Caixa Econômica Seguro Automóveis

19/10/2010

Caixa Econômica Seguro Automóveis

Sabemos que aderir a bons seguros para automóveis sempre nos ajudam a manter cientes de que empresas de qualidade estão trabalhado para evitar que prejuízos maiores ...

Protetor de Cárter Preço

29/05/2011

Protetor de Cárter Preço

Para que serve o protetor de cárter: para evitar que o dito cárter, o reservatório de óleo responsável pela lubrificação do motor e fundamental para o bom funcio...