Como Fazer Arroz, Receitas, Dicas

Muitos índices apontam que no sudeste da Ásia foi o local de origem do arroz, muitos cientistas e historiadores apontam para esse fato, mas…

Por Redacao em 27/04/2011

Muitos índices apontam que no sudeste da Ásia foi o local de origem do arroz, muitos cientistas e historiadores apontam para esse fato, mas com tudo ninguém tem certeza exatamente da sua origem.

Um fato não podemos negar o arroz nos dias de hoje esta espalhado pelo mundo inteiro sendo cultivado em todos os continentes chegando aproximadamente em mais de 120 países  que possuem o habito de consumir o arroz.

O Brasil esta entre os dez maiores produtores e consumidores de arroz no mundo, todo brasileiro adora aquele prato de arroz com feijão, e sinceramente quem não acha uma delicia aquele arroz soltinho e com aquele cheiro de dar água na boca? Indiscutivelmente o arroz a séculos conquistou a mesa dos brasileiros e com o passar dos tempos ganhou modos de preparo que simplesmente o deixou ainda mais saboroso e nutritivo.

Existem diversos tipos de arroz como o arroz com casca que é um produto que vem dos campos protegidos pela casca e não pode ser consumido desta forma, temos o arroz polido um produto submetido ao descasque e polimento transformando na forma que conhecemos e consumimo-lo.

Encontra-se ainda o arroz integral, este tipo de arroz é apenas retirado sua casca o grão não passa por polimento e fica com as camadas mais externas que lhe dá coloração mais escura e um gosto mais acentuado e textura mais dura após cozimento, é um arroz mais nutritivo que o arroz polido que consumimos habitualmente.

Outro tipo de arroz que encontramos é o arroz parboilizado com sua casca ele passa por um processo hidrotérmico no qual é submetido a um banho de água aquecida sob pressão e sucessivamente exposto ao vapor e a secagem, resultando em grãos mais firmes e soltos que proporcionam maior retenção de nutrientes se comparado ao arroz polido no qual estamos acostumados a comer em nossas refeições.

Algumas vantagens da ingestão do arroz parboilizado, ele é mais rico em nutrientes, não quebra durante o descasque e polimento, necessita de menos óleo no cozimento, rende mais na panela;

fica sempre soltinho, mantém suas características de cocção após o resfriamento. Ele apresenta uma cor mais amarelada o que indica que foi processado de maneira correta.

De um modo nutricional o arroz pode ser analisado quanto aos seus macros e microconstituintes, este ultimo representa os carboidratos, proteínas e gorduras fazendo do arroz um produto de boa resposta no aporte energético-calórico. A eficiência protéica é considerada como uma das altas entre os vegetais chegando muito próxima dos alimentos de origem animal.

Quanto as calorias meia xicara de arroz cozido contem cerca de 82 calorias e muito pouca gordura, portanto uma boa dieta balanceada e saudavel pode-se nela incluir o arroz.

Os carboidratos têm a metade das calorias das gorduras, os nutricionistas recomendam que 50% ou mais da ingestão diária de calorias seja originária de carboidratos.

Para quem deseja aprender a fazer arroz deixarei algumas dicas de como fazer arroz soltinho

Receita de como fazer Arroz soltinho com cebola

Separar os seguintes ingredientes:

– Arroz

– 1 cebola média

– Óleo

– Sal a gosto

Modo de preparo e dicas:

Você pode preparar qualquer quantidade de arroz, pois o preparo deverá ter os mesmos procedimentos. Primeiramente lave bem o arroz até que pare de sair aquela água esbranquiçada, deixe escorrendo até secar toda a água.

Pique a cebola em pedaços pequenos ou se preferir pode bater a cebola, refogue a cebola com um pouco de óleo até ficar bem dourada, junte o arroz na panela e refogue uns 30 segundos para que a cebola se misturar bem.

Coloque água em temperatura ambiente até cobrir todo o arroz, coloque sal à gosto, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto.

Quando o arroz estiver quase seco baixe o fogo e com um garfo mexa-o. Tampe novamente e espere secar completamente, depois é só servir.

Dicas para deixar o arroz solto

A medida da quantidade de água deve cobrir o arroz e ultrapassar em média um dedo de altura.

Você não precisa ferver a água para fazer o arroz se quiser, mas não é necessário.

A cebola deixa o arroz mais saboroso e menos ressecado do que o feito com alho.

Use pouco óleo somente o necessário para refogar a cebola.

Top