Como Escolher uma Profissão Dicas

A escolha de uma profissão não é uma tarefa fácil. Pense que com ela vai se viver por todos os dias da vida, em…

Por Redacao em 29/03/2011

A escolha de uma profissão não é uma tarefa fácil. Pense que com ela vai se viver por todos os dias da vida, em média umas de horas por dia, por todos os anos da sua vida até que venha a aposentadoria. Pois é, viu como não é uma tarefa simples escolher algo tão definitivo? Mas, calma, pois o que não faltam são recursos para lhe ajudar como escolher uma profissão de forma coerente sem dar margens para arrependimentos futuros.

E nos tempos atuais, a profissão melhor é aquela profissão de sucesso – a que dá um bom retorno financeiro – mas, orientadores vocacionais explicam que só focar o lado financeiro de uma profissão é uma escolha um tanto perigosa, pois, não há dinheiro que pague a convivência diária com o que não se tem prazer.

Quem nunca sonhou em ser médico não é mesmo? Ser chamado de doutor já povoou o imaginário de muitas pessoas quando crianças. No entanto, e que bom por isso, muitos jovens têm despertado para outras carreiras que mesmo sem o título de doutor dão muito prazer para quem opta por elas.

Muitos sites fazem testes vocacionais pela internet e têm ajudado a muitos pré-vestibulandos a decidirem, de modo coerente, a profissão que deseja seguir pelo resto da vida e dela tirar o seu sustento. Mas, aqui vão dicas de como escolher a sua profissão com base no conhecimento que você tem de si mesmo. E aqui vão elas:

Veja qual a disciplina que mais gosta no colégio. Se for o de humanas, já deu para perceber que não tem talento muito para cálculos, logo, não se meta com nada que leve muita matemática e física que sua vida vai virar um tormento. Caso não goste muito de ler já vai dar para perceber que não se sairá muito bem em cursos como história, direito, geografia, dentre outros.

Com esta pequena noção em mente, é possível juntar o útil ao agradável quanto à escolha da sua profissão. Útil porque nada mais satisfatório do que escolher uma carreira que dá um ótimo retorno financeiro. Agradável também porque melhor ainda é trabalhar com aquilo que dá muito prazer em realizar. Então é sempre muito bom mesmo já ir refletindo, desde a escola, sobre o que seguir após o término do segundo grau.

Procure ler matérias de pessoas que se saíram bem sucedidas nas suas profissões e veja se é isto que sonha para a sua vida. Não se apegue muito a questão dinheiro, mas vise muito mais a alegria de poder contribuir com o bem-estar do outro, com o desenvolvimento da sua cidade e com dias melhores para o lugar onde vive. Com estes pensamentos, sua carreira será bem sucedida começando por você e o dinheiro que vai ganhar em torno disso será apenas uma consequência da sua realização.

Por isso, é sempre muito bom ter todos os cuidados com a sua futura profissão. Ela vai definir sim que rumo terá o seu futuro e como serão os seus próximos anos na vida profissional e até mesmo pessoal já que, certamente, uma coisa mal sucedida influi na outra. Escolha bem e seja muito realizado na vida com sucesso, dinheiro e reconhecimento.

Top