Como Fazer um Plano de Negócios

Como Fazer um Plano de Negócios

Quando se trata de abrir um negócio próprio, temos muito o que pensar, em qual área atuar, documentação, formas de divulgação, e algo, que…

Por Redacao em 12/08/2011

Quando se trata de abrir um negócio próprio, temos muito o que pensar, em qual área atuar, documentação, formas de divulgação, e algo, que pode ser mais importante do que se imagina, um plano de negócios. Sua importância é grande, pois é com ele que vamos planejar os passos a serem dados para se ter um negócio de sucesso.

Com ele é possível entender como entrar no mercado que já está ativo, qual o público deverá atingir, e o principal, como irá iniciar esta nova etapa de sua vida como empreendedor. E não pense que isto é algo que ficará apenas na gaveta, pois trata-se de um documento, que poderá ser utilizado para conseguir apoio de investidores, bancos ou fornecedores, provando para eles de que se trata de algo que é viável, e que tem potencial na atuação escolhida e merece a confiança deles.

O plano de negócios é importante não para um setor específico, mas para os mais diversos segmentos quando trata-se de empresa, pode ser farmaceutica, industrial, varejo, ou qualquer outro que se deseja atuar, mas para que se obtenha sucesso, é de extrema necessidade que se tenha planos, para não correr o risco de dar um passo em falso, e acabar perdendo tudo por não saber como lidar com um imprevisto, ou com algo que atormenta muitos empresários, a concorrência, algo que se bem usado, pode favorecer e muito empresas recém criadas, mas caso não, podem definitivamente derrubar a nova empresa, tirando-a do mercado sem a menor dificuldade.

A estrutura do plano de negócios deve conter informações sobre o negócio que irá abrir, informações administrativas, o mercado de atuação  que pretende se infiltrar, sobre economia e finanças, como capital, faturamento, investimento, despesas esperadas para os dois primeiros anos, fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume para se alcançar o ponto de equilibrio, e em quanto tempo se prente alcançar um resultado positivo. E um mapa do que prentende esperar com relação a dificuldades, as soluções que poderão ser aplicadas, e as condições.

Um dos fatores que fazer com que uma empresa não ofereça o resultado esperado, é  resultado de um plano de negócios falho, ou a falta de um, fazendo com que o empreendedor seja pego de surpresa, e que não saiba lidar com os problemas que muitas vezes são comuns no mercado investidor. E algo que é importante, que geralmente é feito por último, mas quando colocado no documento deve ser uma das primeiras, é o resumo executivo, que deve conter as informações básicas de qual ramo deve seguir, como pretende se infiltrar, como pretende atingir o público alvo, e como lidará com problemas como baixa temporada, ou baixo retorno temporário. E lembre-se sempre de que todos os segmentos necessitam de um plano, desde o menor ao maior, para que estejam sempre preparados para qualquer eventualidade.

Top