Como escolher uma câmera digital

Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para verificar como é grande a oferta de câmeras digitais atualmente, deixando os potenciais compradores do equipamento em…

Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para verificar como é grande a oferta de câmeras digitais atualmente, deixando os potenciais compradores do equipamento em dúvida sobre qual a melhor opção para escolher.

As câmeras profissionais, com lentes intercambiáveis, apresentam os melhores recursos, mas são as mais caras (Foto: Divulgação)

Além disso, hoje em dia há diversos smartphones que possuem excelentes câmeras acopladas, como o Galaxy S4 Zoom, da Samsung, que tem lentes com 16 megapixels e vários recursos interessantes, e o Nokia Lumia 1020, cuja câmera tem incríveis 41 megapixels de resolução.

Mesmo excluindo os smartphones com câmeras boas da lista, fica difícil saber como escolher uma câmera digital, diante de tantas opções. Mas para ajudar na hora da sua compra, preparamos algumas dicas.

Os tipos de câmeras

As câmeras semiprofissionais trazem recursos interessantes e demandam investimento médio (Foto: Divulgação)

Basicamente, existem três tipos de câmeras digitais disponíveis no mercado atualmente. As câmeras compactas são as mais populares, simples e baratas, encontradas em qualquer loja de eletrônicos. Cheias de recursos automáticos, elas permitem tirar fotos de boa qualidade, sendo indicadas para ocasiões como festas, férias e momentos do dia a dia.

Já as câmeras semiprofissionais são um pouco mais caras, mas oferecem maior qualidade para as imagens registradas, conjunto óptico melhor que o das compactas e zoom mais poderoso, além de diversas possibilidades de regulagens. Consistem em ótima opção para o registro de imagens de esportes, shows musicais e cerimônias em geral.

Por sua vez, a câmera profissional, também conhecida como “DSLR”, tem como principal característica a possibilidade de trocar as lentes, permitindo o uso de conjuntos ópticos específicos para cada situação, proporcionando o registro de imagens de altíssima qualidade. Nesse caso, é preciso um investimento muito maior.

Outras dicas para escolher a câmera digital

Já as câmeras compactas são as mais baratas e campeãs de venda, sendo a solução ideal para o registro de imagens do dia a dia (Foto: Divulgação)

– Dê preferência às câmeras que tenham, no mínimo, 12 megapixels de resolução, pois assim são maiores as chances de registrar imagens com melhor qualidade;

– O zoom óptico faz a aproximação da imagem por meio das lentes, mantendo a qualidade, enquanto o zoom digital apenas amplia uma determinada parte da imagem original. Portanto, escolha sempre a primeira opção;

– Verifique a distância alcançada pelo flash, preferindo as câmeras cuja luz alcance, no mínimo, 4 metros;

– Se você gosta de fazer vídeos, é interessante escolher uma câmera que grave vídeos em resolução HD (720p), no mínimo, e que também registre o áudio da cena filmada;

– Prefira as câmeras de marcas conhecidas, pois assim é mais fácil pesquisar as opiniões de outras pessoas que já as utilizaram e de encontrar peças de reposição em caso de defeito do equipamento.


Top