Como escolher um GPS automotivo

Seguindo a linha dos produtos eletrônicos, a cada ano são lançados um novos modelos de GPS, repletos de novas funções e ferramentas, por isso vamos…

Seguindo a linha dos produtos eletrônicos, a cada ano são lançados um novos modelos de GPS, repletos de novas funções e ferramentas, por isso vamos trazer algumas dicas de como escolher o melhor aparelho.

Na hora de comprar de um GPS é válido prestar atenção e avaliar a presença ou capacidade de itens como número de canais que o receptor utiliza, mapas disponíveis, luminosidade da tela, autonomia, robustez, tempo de duração das baterias e itens adicionais como captação de sinal de tv e mp3 entre outros.

Um dos fatores de maior importância é a recepção de sinal, conta muito o número de canais que o GPS usa para adquirir o sinal. Atualmente existem receptores com chip SIRF III que usam 20 canais.

A principal característica de um GPS automotivo é o Auto-Roteamento, onde o aparelho cria rotas ponto a ponto automaticamente, estes aparelhos normalmente possuem um recurso de voz que avisa para onde ir e altera a rota automaticamente caso o condutor desvie o caminho original.

Voltando as características básicas de um GPS, vamos analisá-las para ajudar na sua escolha.

A Tela: Para GPS automotivos a tela deve ser grande, 3″ ou mais. Alguns modelos fornecem a possibilidade de giro da tela da vertical para horizontal. Telas coloridas facilitam muito o reconhecimento e a interpretação dos dados. O toque na tela facilita a entrada de dados mas diminui a robustez do aparelho. Avalie a fragilidade do modelo.

A Bateria: Um detalhe importantíssimo sobre GPS é a autonomia da bateria, porque ele consome muita energia. No uso urbano sempre existe uma fonte 12V do.

O Sinal: Recentemente surgiu uma tecnologia de sensores de alta sensibilidade que captam o sinal do GPS em condições mais difíceis que a geração anterior. A captação de sinal de satélite melhorou entre prédios, em dias nublados e em mata fechada.

Leia Também:  Pen Drive Mais Barato - Onde Comprar

O Mapa: Os GPSs mais simples não possuem mapa base, somente um fundo em branco sem informação. Normalmente um mapa base embutido na memória é importante para uma referência de cidades e para uma localização mais abrangente. Alguns modelos fornecem mapas pagos, e nem sempre são os mais atualizados para o Brasil, pesquise antes.

As Rotas: Os GPS automotivos têm uma função importante, o auto-roteamento. Quando você diz aonde quer chegar, o aparelho calcula a melhor forma  de lhe mostrar o caminho e fica lhe dizendo por comando de voz ou graficamente para onde seguir. Com a evolução dos softwares, quando você vira numa rua diferente do que o software estipulou, o aparelho recalcula a rota automaticamente. O recurso de Auto-Routing depende diretamente da qualidade das informações do mapa instalado, porque é dali que o programa retira as informações para os cálculos.

Os Recursos de Voz: Esse recurso está surgindo como um dos mais interessantes para GPS automotivos, nele você fala e o GPS responde a sua solicitação, mudando rotas e acionando recursos internos do aparelho por voz. O problema é que é um recurso caro.

As Conexões com Internet: Muitos aparelhos de GPS possuem um recurso de conectarem á rede de internet móvel 3G, para acessar um banco de dados de informações de localizações, isso ocasiona uma diminuição significativa do tempo de conexão com os satélites. Isso é muito útil em rotas urbanas e gera custo de consumo de dados da internet móvel.

Abaixo listamos alguns modelos de GPS disponíveis no mercado que julgamos ter ótimos custos/benefícios:

Navegador GPS Dynamic com tela LCD Touchscreen de 3.5″, orientação por voz e alerta radar entre outras funcionalidades. Preço em média de 200 reais.

Leia Também:  Câmera Fotográfica com GPS

Gps Automotivo Garmin modelo nuvi 200, já com o programa City Navigator Brazil NT V4, tem orientação por voz e alerta radar entre outras funcionalidades. Preço em média de 650 reais.

Navegador GPS Multilaser, LCD de 7″, 235 Cidades Navegáveis, Receptor de TV Digital, Touch Screen e Localizador de Radares entre outras funcionalidades. Preço em média de 500 reais.

Navegador GPS 4.3″ TN30 Motorola, com recurso Bluetooth, recurso Guia Quatro Rodas entre outros. Preço em média de 500 reais.

GPS Automotivo NAVCITY com TV Digital NC450, tela 4,3″, Bluetooth, Transmissor FM , 1350 cidades mapeadas e 350 cidades navegáveis. Preço em média de 400 reais.

Diante de tantas opções de GPS no mercado, espero ter ajudado a prestar mais atenção em itens de relevância que tornarão a sua compra mais eficaz.

Top