Como escolher o xampu ideal para o cabelo

Embalagens atrativas, fragrâncias maravilhosas…estes são alguns dos critérios que guiam a escolha de muitas pessoas, na hora de comprar xampus. Embora possa parecer algo…

Embalagens atrativas, fragrâncias maravilhosas…estes são alguns dos critérios que guiam a escolha de muitas pessoas, na hora de comprar xampus. Embora possa parecer algo simples de se fazer, escolher o xampu ideal para o cabelo não é tão fácil, assim. A princípio, com a mudança do tipo de produto no uso diário, pode ser que os fios se mostrem mais bonitos e macios. Porém, com o passar do tempo (e não é muito), os cabelos começarão a provar que a escolha não foi a certa. É preciso saber, exatamente, quais são as necessidades das madeixas e adquirir um produto que as satisfaça.

Cada tipo de cabelo precisa de um tipo de xampu (Foto: Divulgação)

Qual é o seu tipo de cabelo?

Você deve saber responder a essa pergunta, antes de fazer suas compras. Cada pessoa tem um tipo de cabelo e isso deve ser considerado, ao comprar xampus e condicionadores. Quem tem cabelos normais, por exemplo, se optar pelo uso de um xampu para cabelo seco, poderá ficar com os fios ensebados, já que este produto contém ingredientes altamente hidratantes. O mesmo vale para a estrutura dos fios, ou seja, não adianta querer alisar os cabelos, usando um xampu para cabelos lisos. Isso não acontecerá, jamais. Neste caso, apenas procedimentos químicos dão resultados.

Verifique os ingredientes do xampu, antes de comprá-lo (Foto: Divulgação)

Quem tem cabelos mistos pode ter mais dificuldade em acertar na compra do xampu. Embora existam produtos específicos para isso, não basta apenas remover a oleosidade. É preciso, também, usar um hidratante, apenas nas pontas. Caso contrário, os fios poderão ficar muito ressecados. Para isso, escolha o melhor condicionador para o seu tipo de cabelo.

Leia Também:  Unhas decoradas em tons de rosa: fotos, modelos

Ingredientes ideais

Existe, sim, muita diferença entre os ingredientes que compõem os xampus. Quem tem cabelos oleosos deve procurar por substâncias que ajudem a combater esse problema, limpando o couro cabeludo, sem agredir os fios. Alecrim, menta, hortelã, argila, arnica, limão ou algas marinhas são alguns dos ingredientes benéficos.

O xampu para queda de cabelos deve conter: argila, cetoconazol, jojoba, jaborandi ou melaleuca. Já os cabelos ressecados precisam de ingredientes como a manteiga de karité, argan, queratina, pantenol, lanolina, colágeno ou aloe vera.

Com a escolha correta, os cabelos ficam ainda melhores (Foto: Divulgação)

Todos os tipos de cabelo devem passar por uma limpeza profunda, de vez em quando. Isso ajuda a remover resíduos acumulados e permite que os ativos dos produtos ajam com mais eficácia. Para isso, aposte no uso adequado do xampu antirresíduos. Porém, vale lembrar que este produto não pode ser usado, diariamente. A cada 15 dias é o suficiente ou, no máximo, uma vez por semana.

 

Top