Como escolher o melhor concurso para você

Diante de tantas opções de processos seletivos, abertos diariamente em todo o Brasil, muitos concurseiros ficam em dúvida sobre qual a melhor opção para…

Por Andre em 13/12/2014

Diante de tantas opções de processos seletivos, abertos diariamente em todo o Brasil, muitos concurseiros ficam em dúvida sobre qual a melhor opção para fazer. É nessas horas que aparece a pergunta: como escolher o melhor concurso para você?

Como escolher o melhor concurso para você (Foto: Divulgação)

Bons salários e estabilidade profissional são alguns dos principais benefícios da carreira pública, que têm levado milhões de pessoas a fazer concursos públicos nos últimos anos. Mas escolher um determinado concurso apenas pela remuneração oferecida é um erro e pode render algumas frustrações.

Por isso, você deve levar em conta alguns fatores, antes de se inscrever para aquele concurso desejado. Quais são eles? É o que você vai saber a seguir.

Concurso para os Correios 2015 dicas

Concursos públicos com salário de até 25 mil reais para 2015

Como escolher o melhor concurso para você

Muita gente leva em conta o salário, na hora de optar por um concurso (Foto: Divulgação)

Para escolher o concurso mais adequado, comece verificando se o seu perfil tem a ver com aquela carreira que pretende seguir, já que depois de aprovado, você terá que ficar no cargo durante um bom tempo. Ao acordar para trabalhar, você se sentirá bem indo exercer aquela função? Se a resposta for negativa, é melhor partir para outra opção.

No caso do salário, os altos vencimentos despertam muita tentação. Mas lembre-se que, diferentemente da iniciativa privada, você não terá como pedir aumento ao chefe, na esfera pública. A sua remuneração será aquela mesma durante algum tempo, com pequenas alterações.

Mas de nada adianta ganhar muito se você não está feliz no trabalho (Foto: Divulgação)

Além disso, de nada adianta você ganhar muito dinheiro se não está satisfeito no trabalho, não é mesmo? Falando em satisfação, também é bom conferir, no edital, qual será o local em que você vai trabalhar, se terá que mudar de cidade ou mesmo de estado.

Se você possui disponibilidade e tem vontade de mudar de cidade/estado, pode encarar concursos para outras regiões, mas se não há como fazer essa mudança, por motivo familiar ou qualquer outro, é melhor optar pelos concursos que ofereçam vagas em seu município.

Outras dicas

O concurseiro deve verificar se tem afinidades com aquela função que irá desempenhar, caso seja aprovado (Foto: Divulgação)

Entre as dicas para escolher concurso, também podemos citar:

– Verifique se você se encaixa nos requisitos, antes de se inscrever, pois se for aprovado, será preciso comprová-los.

– Não deixe de participar de uma seleção porque ela cobra disciplinas que você tem dificuldade para aprender. Basta se preparar bem.

– Confira o número de vagas oferecidas e veja se vale a pena gastar tempo e dinheiro para se preparar.

– Procure informações sobre a função desejada e o local de trabalho, antes de se candidatar.

Top