Como Escolher Coifa para Cozinha

São muitas as pessoas que se assustam quando houve ou lêem pela primeira vez a palavra coifa, ou seja, são poucas as pessoas o…

Por Redacao em 30/06/2011

São muitas as pessoas que se assustam quando houve ou lêem pela primeira vez a palavra coifa, ou seja, são poucas as pessoas o que é uma coifa. Para quem ainda não sabe, coifa é também conhecida como depurador de ar, um eletrodoméstico utilizado na cozinha que tem como principal finalidade tratar o ar, eliminando gases e vapores do meio interno para o meio externo da casa ou do meio interno para o mesmo. A depuração do ar é realizada através de doi9s sistemas diferentes de filtragem, sendo a primeira constituída pela pré-filtragem onde o ar passa por um labirinto de alumínio para a retenção das partículas mais significativas de gordura, as quais são as causadoras do aparecimento de manchas nos armários, paredes, azulejos, enfim.

Estes filtros de alumínio podem ser lavados com facilidade e não precisam ser substituídos, a não ser quando danificados. Já a segunda filtragem acontece por carbono ativado, ou seja, o carbono atua na absorção e retenção da umidade, retendo também as partículas menos significativas de gordura, sendo estas responsáveis pelo odor no ambiente. Contudo, este filtro deve ser trocado durante um intervalo de tempo, o qual varia entre 4 a 6 meses, tempo este que pode variar de acordo com o uso.

Agora que você já sabe o que é uma coifa e como funciona, você certamente deduziu que é necessário investir em um bom equipamento para maior eficiência na depuração do ar, caso contrário, seus armários e paredes continuaram a sofrer com o aparecimento de manchas de e cheiro de gordura. Atualmente no mercado existem diferentes modelos de coifas para cozinha, do mais simples para o mais sofisticado, sendo que as donas de casa que desejam criar um ar de modernidade a cozinha, saibam que existem modelos mais bonitos e diferenciados, um mais atraente que o outro, com detalhes em vidro e, corpo ou acabamento em alumínio. No entanto, além de avaliar o design de sua futura coifa não é necessário, é preciso que você preste atenção em determinadas características para garantir que sua cozinha fique livre de odores e manchas, ou seja, responde a algumas questões, como: Como é a sua cozinha? Possui muitas portas e janelas? Qual será a frequência e para que tipo de alimento você usará? Qual é o tamanho de seu fogão? Você deseja coifa de parede ou ilha?

Caso você não saiba, existem atualmente três designers diferentes de coifas no mercado, sendo a primeira a piramidal, a qual é modelo clássico que tem grande semelhança com uma chaminé. O segundo tipo é a coifa reta, que possui um design mais suave do que a piramidal, tendo verdadeiramente um visual mais discreto. Já o terceiro e último tipo é com vidro, o qual proporciona um estilo e um visual diferenciado a coifa, e para sanar dúvidas, o vidro não diminui a eficácia do eletrodoméstico.

Quanto a potência, saiba que este é um fator que deve ser levado em consideração em relação ao tamanho da cozinha, e para lhe ajudar nesta tarefa e seleção, saiba que existe um cálculo simples que pode ser feito para encontrar a potencia adequada para a sua cozinha. O cálculo consiste em apenas multiplicar o volume da cozinha por 10, por exemplo, se sua cozinha tem o comprimento de 4 metros, largura de 3 metros, e altura de 2.7 metros, o cálculo será da seguinte forma: 4 x 3 x 2.7 x 10, sendo o resultado 324. Desta forma, a coifa ideal para a sua cozinha deve possuir a potência de 324m3/h para maior eficácia na depuração do ar.

Tendo tais dicas como conhecimento e aplicá-las no momento da comprar de seu depurador de ar ou coifa, você certamente não errará e não mais experimentará tais problemas durante preparo dos alimentos, os quais incomodam você e as visitas.

Top