Como enviar arquivos grandes pela internet

Sempre que necessitamos enviar arquivos grandes pelo e-mail esbarramos em alguns obstáculos, como a limitação imposta pelos serviços de e-mail para os anexos das…

Por Andre em 23/12/2012

Sempre que necessitamos enviar arquivos grandes pelo e-mail esbarramos em alguns obstáculos, como a limitação imposta pelos serviços de e-mail para os anexos das mensagens, que na maioria dos casos, varia entre 10 MB e 25 MB a cada e-mail, com raríssimas exceções, que disponibilizam tamanhos maiores.

Existem boas alternativas para enviar arquivos grandes pela internet (Foto: Divulgação)

Dessa forma, enviar pelo e-mail arquivos de vídeo em alta resolução, álbuns de fotos lotados de imagens, grandes quantidades de arquivos musicais e até mesmo programas de computador, é tarefa quase impossível.

Para quem quer enviar arquivos grandes pela internet, fica então a opção de usar programas alternativos e especializados na função, a maioria deles gratuitos e bem fáceis de utilizar.

Saiba mais: Hospede arquivos gratuitamente na internet

We Transfer

O aplicativo We Transfer permite o envio de arquivos de até 2 GB (Foto: Divulgação)

Um dos programas mais populares para enviar arquivos grandes pela internet, o We Transfer é totalmente gratuito e permite que sejam enviados quaisquer tipos de arquivos, com tamanho de até 2 GB. E o melhor é que você não precisa instalar nada em seu computador e nem se cadastrar.

Basta acessar o site www.wetransfer.com e preencher todos os campos, informando o e-mail da pessoa que receberá o arquivo (podem ser inseridos até 20 e-mails por vez) e o seu e-mail. Também há espaço para escrever uma mensagem ao(s) destinatário(s), caso você queira.

Ao clicar no campo “Adicionar ficheiros”, será aberto o menu de escolha dos arquivos que serão enviados. É só procurá-los nas pastas do seu PC e inserí-los no programa. Assim que terminar, basta clicar em “Transferir” e aceitar as condições de uso do serviço para dar continuidade ao envio.

Passada essa etapa, ele começará o envio do arquivo e você poderá acompanhar em tempo real o upload. Terminada a transferência, o destinatário receberá um e-mail dizendo que você enviou um arquivo e que ele terá duas semanas para baixá-lo. Assim que o download for feito, o We Transfer lhe enviará uma mensagem, informando que o arquivo foi baixado.

Mail Big File

Em sua versão gratuita, o MailBigFile disponibiliza o upload de até 300 MB (Foto: Divulgação)

Outro programa interessante que permite o envio de arquivos grandes pela internet é o Mail Big File, que tem funcionamento semelhante ao We Transfer, com a diferença de que o limite é de arquivos de até 300 MB, na versão gratuita (a versão paga comporta o envio de 2 GB).

Outra opção: Aprenda a dividir seus arquivos em várias partes menores

Acesse o site do serviço e no primeiro campo, digite o e-mail do destinatário. O segundo campo é o de anexo do arquivo (clique em “escolher arquivo” e procure-o no PC), enquanto o campo 3 é para você colocar o seu e-mail. Já no campo 4, você deve clicar para efetuar o envio, lembrando que há ainda a opção de escrever uma mensagem. Depois de clicar em “Send File”, é só aguardar o upload do arquivo.

Top