Como economizar energia durante horário de verão

Na noite do dia 21 de outubro teve início o horário de verão do Brasil. A medida abrange as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste…

Na noite do dia 21 de outubro teve início o horário de verão do Brasil. A medida abrange as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013. Durante aproximadamente quatro meses, os dias parecerão mais longos e as noites mais curtas. Isso, todos sabemos, se dá pelo adiantamento de nossos relógios, em uma hora. Com isso, o gasto de energia pode ser significativamente reduzido, pois a energia elétrica gasta com o acendimento das luzes do país passa a ser consumida em menor escala, já que a noite parece vir uma hora mais tarde.

O horário de verão contribui com a economia de energia elétrica (Foto: Divulgação)

Embora muitos manifestem seu total desapreço por este modo de vida temporário, ele pode ser muito benéfico para o bolso, ao final do mês. Contudo, existem algumas formas de diminuir o orçamento doméstico e economizar energia no horário de verão, aumentando ainda mais a viabilidade desta medida. Além disso, se tais simples medidas forem incorporadas à rotina das pessoas, a redução do gasto mensal de energia elétrica pode se estender ao resto do ano, fazendo com que os aparelhos básicos do dia a dia consumam bem menos do que o habitual.

Como economizar energia com o chuveiro

Todos têm consciência do quanto um chuveiro consome energia, numa residência. Ele é responsável por 24%, em média, do gasto mensal de uma casa. Para economizar energia no horário de verão, aproveite a estação mais quente e, se possível, tome seus banhos em temperaturas mais baixas. Também não é necessário mantê-lo ligado, durante todo o tempo em que se banha. Desligue-o, enquanto se ensaboa e volte a ligá-lo, apenas para finalizar o banho.

Desligar o chuveiro, enquanto se ensaboa, pode diminuir bastante o consumo de energia (Foto: Divulgação)

Como economizar energia com lâmpadas

As tradicionais lâmpadas incandescentes podem ser trocadas pelas fluorescentes, que gastam, em média, 60% menos de energia. Também é aconselhável utilizar fontes de luz direcionadas, como luminárias e abajures, que consomem bem menos do que as fontes centralizadas no teto. Para promover maior economia de energia com lâmpadas, é muito útil instalar aquelas com sensor, que se acendem sozinhas, conforme existe movimentação de pessoas, no local.

Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes (Foto: Divulgação)

Como economizar energia com eletrodomésticos

– mantenha os eletrodomésticos distantes, pelo menos, 15 cm das paredes. A geladeira deve permanecer distante do fogão, pois a alta temperatura deste faz com ela consuma mais energia;

Leia Também:  Leilões em Outubro 2010 Imóveis, Carros, Motos

– nunca coloque nenhum objeto atrás da geladeira. Também é válido tirar todos os alimentos de que necessita, de uma só vez, de dentro dela;

– quando for passar roupa, faça-o de uma só vez, passando todas as peças necessárias;

– prefira computadores e televisores com tela LCD, pois estas consomem menos energia;

– quando não estiver usando um aparelho, desligue-o, tirando-o da tomada, pois a função standby consome de 15% a 40% da energia;

– ao comprar equipamentos, verifique se estes possuem o selo Procel de Economia de Energia.

Passe todas as roupas, de uma só vez (Foto: Divulgação)

Com estas medidas simples, dá para economizar energia no horário de verão e nos outros meses do ano, em grande quantidade. Faça o teste e verifique a conta mensal. A mudança de hábitos favorece o bolso.

Leia mais sobre economia de energia: Energia solar: vantagens e desvantagens

Quando voltar o inverno, faça o seguinte: Como economizar energia no inverno: dicas

Top