Como economizar dinheiro: dicas

A maioria das pessoas não está em tempo de desperdiçar dinheiro. Se este também é o seu caso, você precisa por em prática algumas…

Em tempo de 'vacas magras', você precisa por em prática algumas dicas de economia.

A maioria das pessoas não está em tempo de desperdiçar dinheiro. Se este também é o seu caso, você precisa por em prática algumas dicas de economia. Caso não tome as rédeas da situação, você terá dificuldade para dar a volta por cima e sair do vermelho.

Por mais que poupar não seja uma tarefa fácil, existem truques que ajudam a equilibrar as finanças pessoais. As orientações abaixo, por exemplo, vão trazer resultados surpreendentes e fazer com que a sua conta bancária volte a ser motivo de alegria.

Dicas para economizar dinheiro

1. Comece a mudança registrando todas as suas despesas. No começo é um pouco difícil, principalmente quando não se tem muita prática no assunto. Mas é um esforço que contribui bastante para o controle dos gastos. Anotando cada centavo que sai do seu bolso, no final do mês você poderá sentar e ver quais foram as áreas do orçamento doméstico que mais tomaram o seu dinheiro.

Sem anotar as suas despesas, você dificilmente conseguirá sair do vermelho.

2. Os gastos com alimentação geralmente são os mais difíceis de serem controlados. O ideal é evitar desperdícios com idas constantes a restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos. Quem não tem tempo para comer em casa, pode levar o almoço pronto. Além disso, quando sobrar alimento, procure reaproveitá-lo ao invés de jogar fora.

3. Nunca vá ao supermercado sem uma lista. Tendo anotado o que realmente precisa levar, você dificilmente vai gastar dinheiro com supérfluos. Outra dica importante é não levar os filhos para as compras, pois eles sempre acabam levando mercadoria em excesso.

Leia Também:  Dívidas no cartão de crédito: como evitar

4. Saiba que também é possível reduzir o custo com as chamadas despesas mensais. Isso inclui telefone, água, luz, canal a pago etc. Estabeleça limite de tempo para os banhos, compre lâmpadas fluorescentes, tire os aparelhos da tomada quando não estiver em casa, cancele os pacotes de TV via satélite, enfim, veja o que é possível fazer para economizar.

Reduzir os gastos com as chamadas despesas mensais podem gerar resultados surpreendentes.

5. Deixe o carro em casa e vá para o trabalho a pé, de bicicleta ou de transporte público. Além de economizar, você estará se exercitando e ainda não terá que enfrentar os congestionamentos e as famosas voltinhas à procura de vagas.

6. Aproveite para comprar roupas e outros produtos quando estiverem na promoção. É comum em algumas épocas do ano as lojas fazerem liquidações e oferecerem ótimos descontos. Pesquisando as ofertas, você terá uma economia significativa.

Agora que você já sabe o que fazer para economizar, coloque essas dicas em prática e boa sorte!

Top