segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 - 30/01/2023 12:22:46
MundodasTribos

O racismo é uma forma de preconceito que fere as pessoas e dissemina desigualdade. Mesmo com os tempos da escravidão superados, os negros ainda sofrem diariamente com a discriminação e precisam lidar com uma sociedade desigual em muitos aspectos.

O racismo é um mal que ainda está enraizado na sociedade. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Dicas de como lidar com pessoas racistas, o que fazer

O que este artigo aborda:

Racismo: saiba mais

O preconceito racial está associado às características físicas hereditárias. Os racistas normalmente são motivados por opiniões pré-concebidas e julgam a coletividade, não levando em conta as qualidades de uma pessoa.

A discriminação racial surge da ideia ultrapassada e errônea de que algumas ‘raças’ humanas são superiores a outras. Esta ideia de domínio serviu de justificativa para a escravidão de muitos povos ao longo da história, inclusive dos negros. As opiniões pré-concebidas do racismo também levaram aos genocídios, como o que aconteceu com os judeus na época do nazismo.

O preconceito racial se manifesta de diferentes formas. Algumas pessoas, que não toleram as diferenças, fazem ofensas verbais, excluem do grupo e chegam a cometer agressões. Quando sofrem qualquer tipo de violência ou intolerância, a vítima de racismo tem o direito de buscar amparo na lei.

O preconceito racial é um crime de ódio. (Foto:Divulgação)

Já faz algum tempo que as organizações que defendem os direitos humanos lutam por igualdade racial. Em 1950, a UNESCO redigiu um texto no qual o termo ‘raça’ foi abandonado completamente e substituído por ‘grupo étnico’. A declaração condenou também a teoria do racismo científico, que teve papel decisivo no holocausto.

Denúncia de preconceito racial: como fazer?

Quem propaga o racismo está cometendo um crime de ódio. Neste mesmo grupo entra a homofobia, a xenofobia, o antissemitismo e qualquer outro tipo de preconceito movido pela intolerância.

Ao se sentir ofendida, inclusive pela internet, a vítima de preconceito racial tem todo o direito de fazer uma denúncia através do site da Polícia Federal ou pelo e-mail [email protected]

A denúncia de racismo é apurada pela Divisão de Direitos Humanos (DDH). Após a investigação, se o crime for comprovado, é aberto um inquérito policial para punir os culpados.

Em casos de racismo, a vítima pode fazer a denúncia enviando um e-mail para Polícia Federal. (Foto:Divulgação)

Os crimes de preconceito racial são julgados pela lei 7.716/89 e 9.459/97. O artigo diz que quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional pode pegar pena de um a três anos de prisão. Já aqueles que fabricam, comercializam, distribuem ou veiculam símbolos do nazismo podem ser condenados de dois a cinco anos de cadeia. Se o crime de racismo foi cometido através da internet, a pena varia de dois a cinco anos de reclusão.

Veja também: Descubra como agir em situações de preconceito

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Lojas Leader Magazine

Lojas Leader Magazine

Coqueteleira Tramontina Preço

Coqueteleira Tramontina Preço

Serra Mármore Ferrari Preços Onde Comprar

Serra Mármore Ferrari Preços Onde Comprar

Microondas com Grill, Modelos, Preços

Microondas com Grill, Modelos, Preços

Vantagens de Ler os Livros Digitais

Vantagens de Ler os Livros Digitais

Simulador BNDES Automático

Simulador BNDES Automático