Como denunciar conteúdo abusivo no Facebook

Criado em 2004, o Facebook conta atualmente com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, que encontram na rede social diversas…

Criado em 2004, o Facebook conta atualmente com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, que encontram na rede social diversas ferramentas de comunicação e entretenimento, além de outros serviços.

O Facebook conta com várias ferramentas de denúncia de conteúdos abusivos publicados na rede (Foto: Divulgação)

No entanto, a plataforma nem sempre é utilizada para fazer o bem, já que muitas pessoas se aproveitam dos recursos disponibilizados pelo site para divulgar conteúdos abusivos, incluindo temas como pedofilia, discursos de ódio, homofobia e preconceitos dos mais variados tipos.

Para diminuir a disseminação desses conteúdos, os responsáveis pelo site afirmam que removem, automaticamente, todos os tipos de postagens que violam os Termos do Facebook (bullying, violência, spam, pornografia, etc), assim que eles são identificados.

Mas como o volume de informações que trafega pela rede é gigantesco, pode ser que uma determinada postagem, que se encaixe nas descrições citadas, demore bastante até que seja identificada, podendo ser compartilhada livremente enquanto isso.

Denunciando conteúdo abusivo no Facebook

Denunciando uma foto abusiva (Foto: Divulgação)

Para ajudar na rápida identificação desses tipos de conteúdos, qualquer usuário pode denunciar conteúdo abusivo no Facebook, esteja ele em uma fotografia, vídeo, página, perfil ou grupo.

Para denunciar foto abusiva ou vídeo no Facebook, você deve clicar no arquivo, para que ele seja ampliado. Na parte inferior da imagem, clique no menu “Opções” e depois em “Denunciar”, escolhendo, a seguir, o motivo da denúncia.

O usuário deve informar o motivo da denúncia (Foto: Divulgação)

Já os procedimentos para denunciar perfis, fan pages e grupos que fazem a divulgação de conteúdos abusivos são bem parecidos. De forma geral, é preciso acessar a página, o perfil ou o grupo que deseja denunciar, clicar no ícone da engrenagem (próximo à foto de capa, nos perfis e páginas) e escolher “Denunciar página” (ou “Denunciar/Bloquear”, no caso dos perfis, ou “Denunciar grupo”, para os grupos). Em seguida, escolha o motivo da denúncia e finalize o processo.

Denunciando uma página (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que as denúncias, nos casos das imagens, devem ser feitas com base na Declaração de direitos e responsabilidades do Facebook, ou seja, você não deve denunciar uma foto ou vídeo simplesmente por não gostar daquela postagem. Já no caso dos grupos do Facebook, a denúncia deve ser feita com base nos Padrões de comunidades.

O que acontece após as denúncias

Em todas as denúncias, deve ser informado o motivo (Foto: Divulgação)

Todas as denúncias recebidas são analisadas e tratadas de forma confidencial, de acordo com o Facebook. E caso sejam constatadas irregularidades, são tomadas as medidas apropriadas para cada caso, como a remoção de fotos e vídeos da rede, ou a exclusão de um perfil, por exemplo.






Top