Como definir pretensão salarial

Ao realizar um cadastro em sites de busca de emprego sempre é perguntado para o candidato a pretensão salarial, porém muitos não sabem quanto…

Um bom currículo eleva o salário (Foto: Divulgação)

Ao realizar um cadastro em sites de busca de emprego sempre é perguntado para o candidato a pretensão salarial, porém muitos não sabem quanto devem solicitar. Com medo de perder uma grande oportunidade de trabalho, algumas pessoas não colocam a pretensão salarial. Os portais que disponibilizam para empresas currículos de candidatos realizam essa pergunta para que nem os profissionais, e muito menos a companhia, perca tempo na hora de recrutar, escolhendo somente currículos que estejam dentro dos parâmetros de pagamento da empresa.

Mas se você acha melhor colocar a sua pretensão salarial no currículo ou no cadastro em sites de vagas de trabalho, pesquise o mercado de trabalho. Analise o que a maioria das empresas estão oferecendo para quem pretende trabalhar no cargo que você pretende atuar. Por mais que ache que possa ganhar mais do que o mercado oferece, é praticamente impossível encontrar uma empresa que destoe muito do nível salarial que está sendo ofertado para aquele cargo especifico e se você colocar uma pretensão salarial muito alta pode ficar sem emprego algum.

Curso de inglês faz diferença no currículo (Foto: Divulgação)

Algumas empresas oferecem um salário inicial, que pode até ser menor que a sua pretensão salarial, porém, depois do período de experiência, o valor salarial aumenta. Outra situação são as empresas que ofertam salários relativamente menores, no entanto oferecem benefícios que se convertidos para valores em reais podem gerar um salário mais atrativo. Por exemplo, se você paga convênio médico e recebe uma proposta salarial de uma empresa que vai pagá-lo para você, certamente será um custo a menos para se preocupar. O mesmo vale para cesta básica e vale-alimentação. Por isso, seja razoável na hora de escolher a pretensão salarial.

A graduação deve ser levada em consideração na hora de formular a pretensão salarial (Foto: Divulgação)

Outro fator que deve ser determinante para que você “exija” um valor mínimo de salário são as suas qualificações. Ninguém paga R$ 3.000,00 para um profissional que nunca trabalhou e que não possui nenhuma graduação ou curso técnico. Antes de exigir reconhecimento faça por merecer. Busque cursos que possam elevar o seu salário, como por exemplo, cursos de línguas. Foi comprovado que as pessoas que possuem fluência no inglês recebem cerca de 20% a mais do que quem não possui conhecimento na língua. Invista na sua carreira e estipule a pretensão salarial adequada ao mercado e ao seu currículo.

Leia Também:  Trabalhe Conosco Fast Shop - Cadastro de Currículo

Top