Como Decorar Uma Festa Infantil Em Área Aberta

A festa infantil em área aberta necessita de uma decoração sob medida, ou seja, que saiba aproveitar o espaço externo sem prejudicar a proposta…

Por Isabella Moretti em 14/07/2011

A festa infantil em área aberta necessita de uma decoração sob medida, ou seja, que saiba aproveitar o espaço externo sem prejudicar a proposta do evento. O aniversário de uma criança precisa ser comemorado com muita alegria e espontaneidade, por isso é fundamental expressar esses elementos através da decoração. Provavelmente montar uma festa em área aberta será um pouco mais complicado do que num lugar fechado.

Os pequenos convidados precisam se sentir a vontade e acolhidos pela festa, o que remete a necessidade de pensar na decoração com muito cuidado. O ambiente ao livre é uma boa solução para a festa infantil em épocas como verão e primavera, mas em estações mais frias, como outono e inverno, fica complicado expor as crianças aos agentes externos. A chuva também é um grande problema para a festa infantil em área aberta, sendo capaz de comprometer toda a infraestrutura do evento e impossibilitar as brincadeiras.

Antes de começar a projetar a decoração da festa infantil ao ar livre, procure conhecer a previsão do tempo para o lugar e se preparar para possíveis chuvas. A oscilação climática acaba influenciando na montagem de áreas cobertas na festa, como por exemplo, as tendas.

Para montar a decoração da festa, os responsáveis podem contratar profissionais especializados no assunto ou arcar com a lista de preparativos. Caso a segunda opção seja escolhida, a festa infantil vai dar um pouco mais de trabalho para ser montada, porém fica mais fácil calcular os gastos e fazer economia.

O início da montagem do evento necessita de um tema, escolhido de acordo com a preferência do aniversariante.  A temática pode se inspirar no desenho favorito, em personagens de filmes infantis, contos de fadas, entre outras idéias. Temas como circo, safári, futebol e dinossauro são bem interessante para eventos ao ar livre. A magia da infância precisa ficar bem expressa na festa para que as crianças se sintam maravilhadas.

A festa de aniversário em área aberta necessita de arcos confeccionados com balões para apresentar um colorido divertido aos convidados. Os enfeites de isopor ou painéis ilustrados também são considerados fundamentais para personalizar a festa. Coloque a mesa com docinhos, bolos e salgadinhos dentro de uma tenda, dessa forma fica mais fácil se proteger de uma chuva inesperada.

As brincadeiras numa festa infantil ao ar livre são mais movimentadas e descontraídas, o que costuma deixar os pequenos convidados bem satisfeitos. Caso o espaço seja bem amplo, contrate recreadores para cuidar das crianças e propor atividades divertidas no decorrer da festa. Jogos bem interativos e dinâmicos costumam fascinar a criançada com energia para aproveitar ao máximo a festa.

Os brinquedos infláveis também marcam presença na maioria das festas infantis, principalmente aquelas realizadas em áreas abertas, já que possuem mais espaço. Entre as sugestões bem vindas para compor o cenário do aniversário, considere o pula-pula, a piscina de bolinhas, futebol de sabão, escorregador e cama elástica. Lembre-se de que é sempre mais viável financeiramente alugar os elementos da diversão do que comprá-los, por isso pesquise os preços de locação de brinquedos infláveis em empresas especializadas.

Em áreas abertas, como sítios, chácaras e ranchos, é importante redobrar a segurança do espaço para que as crianças não sejam expostas a riscos durante a festa infantil. Caso o local tenha piscina, coloque uma cobertura apropriada ou isole a área para evitar acidentes.

Veja a galeria de fotos de festa infantil em área aberta e tenha boas idéias. Seja criativo e tenha bom gosto no seu trabalho de decoração!

Top