Móveis de madeira: como proteger

Para quem gosta das peças de móveis feitos com madeira para decoração, uma preocupação muito pertinente é o correto cuidado com esses materiais. Pensando nisso,…

Para quem gosta das peças de móveis feitos com madeira para decoração, uma preocupação muito pertinente é o correto cuidado com esses materiais. Pensando nisso, selecionamos dicas para o correto tratamento e manutenção de móveis rústicos e outros objetos feitos com a madeira.

Os móveis de madeira exigem cuidados específicos. (Foto: divulgação)

Móveis de madeira

As casas que possuem objetos e móveis de madeira apresentam um ambiente muito confortável e elegante. Com excelentes acabamentos, essas peças proporcionam muito aconchego para quem visita o ambiente.

É necessário ter alguns cuidados com os móveis que ficam do lado de fora da casa e também com os que ficam dentro da mesma. Os que ficam expostos ao sol, chuva e até aos insetos que roem as madeiras, eles podem prejudicar em casos extremos, fazendo com que você corra o risco de perder toda a peça.

A água pode prejudicar os móveis de madeira. (Foto: divulgação)

Dicas de como proteger os móveis de madeira

1. Com a exposição do tempo, umidade e maresia, as peças perdem o brilho e seu aspecto natural em pouco tempo. Para combater as agressões, toda madeira deve ser envernizada. Existem alguns produtos especiais para todos os tipos de madeira, com muitas finalidades, como repelir a água. Os vernizes apresentam versões com poliuretano e filtro solar.

2. Além de proteger, os vernizes realçam a cor natural de madeira, deixando o acabamento claro e de grande brilho. Eles são indicados para janelas, portões, móveis em vime, lambris e outras superfícies internas.

3. Se a camada de verniz estiver mal conservada, retire todo o verniz antigo com o raspador. Espere secar por 12 horas para aplicar duas demãos. A madeira deve ser lixada antes para retirar todas as imperfeições. Para aplicar o verniz, homogeneíze bem e tente diluir com aguarrás.

Continuar Lendo  Música diminui ansiedade durante hemodiálise

4. Evite passar panos molhados em cima dos móveis de madeira. Passe sempre panos secos com produtos específicos para limpeza e conservação da madeira.

5. Procure deixar os móveis de madeira distante da umidade e lugares onde ficam muito tempo expostos ao sol. Deixe sempre em ambientes onde tenha mais sombra.

Os móveis podem ser restaurados. (Foto: divulgação)

Os móveis de madeira são peças que ajudam muito na decoração da casa. Esses elementos exigem alguns cuidados específicos para que não sejam estragados com o tempo. Aposte nas dicas de como conservar os móveis de madeira e mantenha-os sempre bonitos. Para saber mais informações consulte especialistas no assunto para orientar sobre os cuidados.

Top