Como Cuidar De Orquídeas No Inverno Como Cuidar De Orquídeas No Inverno

Como Cuidar De Orquídeas No Inverno

As orquídeas são flores frágeis que necessitam de cuidados especiais, por isso algumas pessoas sentem dificuldade para lidar com o trato diário das plantas.…

Por Isabella Moretti em 15/10/2010

As orquídeas são flores frágeis que necessitam de cuidados especiais, por isso algumas pessoas sentem dificuldade para lidar com o trato diário das plantas. O cultivo deve considerar fatores como iluminação, umidade e adubação, tudo em prol do bem-estar das orquídeas durante as diferentes temporadas do ano.

Existem ainda peculiaridades no cultivo de cada espécie, ou seja, algumas orquídeas são mais sensíveis que outras e necessitam de cuidados apropriados. Criar um ambiente natural e agradável para as flores é critério fundamental para que seu jardim (ou estufa) se mantenha sempre bonito e contribua com o paisagismo da residência.

As orquídeas constituem uma das maiores famílias de plantas que existe, se apresentando em diferentes cores, tamanhos e formatos. Cada gênero é reconhecido por sua beleza nata e tem o cultivo propício para uma determinada estação do ano. O desabrochar das flores de uma orquídea exibe uma beleza nata e requer cuidados especiais para que o efeito dure por mais tempo.

As dicas para cuidar de orquídeas são diversificadas e levam em consideração as necessidades da planta para cada estação. Em primeiro lugar, é necessário escolher o espaço ideal da casa para montar uma estufa ou colocar a orquídea, de modo que o ambiente crie condições para a sua manutenção da vida. Uma claridade razoável do sol pode tornar a planta mais saudável e bonita.

O cultivo da orquídea despreza o excesso de água, ou seja, a umidade precisa se apresentar na dose certa para não prejudicar a raiz da planta e até matá-la pela falta de oxigênio. O ideal é regar a orquídea de 2 a 3 vezes por semana, avaliando a necessidade de umidade de acordo com o estado do substrato.

A adubação é um fator importante para a qualidade de vida da orquídea, afinal, é através disso que a planta absorve os nutrientes necessários para o seu crescimento. Tudo deve ser dosado na hora de adubar, qualquer exagero pode prejudicar a orquídea e comprometer sua beleza. O adubo deve ser colocado numa quantidade controlada, de modo que a cada irrigação consiga liberar os nutrientes. Os substratos orgânicos representam a melhor opção na hora de adubar.

Os cuidados com as orquídeas no inverno precisam ser ainda mais cautelosos, afinal, a sensibilidade das plantas aumenta. A temperatura é um fator que de certa forma influencia no cultivo, por isso algumas espécies liberam flores na temporada de calor e outras no frio.

A troca do vaso deve acontecer quando a ramificação se apresentar de forma excessiva, impedindo desse modo que a qualidade de vida da planta seja afetada. Os cuidados com a orquídea também consideram o extermínio de pragas como pulgões e as cochonilhas.

Agora que você já sabe como cuidar de orquídeas no inverno, não deixe de cultivar essa belíssima planta em sua casa.

Top