Com o uso cada vez maior dos meios digitais para transações bancárias, compras online e armazenamento de dados importantes, é fundamental saber como criar senhas seguras para manter as suas informações pessoais bem longe dos cibercriminosos.
Na hora de criar uma senha, seja para acessar as redes sociais, o internet banking ou a conta de e-mail, grande parte das pessoas opta por códigos simples, como “12345”, ou por palavras e expressões populares, como “dinheiro”, “amizade” e “Deus”, que são bem fáceis de lembrar.
O problema é que essas senhas simples são muito fáceis de quebrar, já que normalmente são as primeiras a serem testadas pelas pessoas mal-intencionadas, ao tentar invadir contas alheias, interessadas em roubar dados sigilosos de outros internautas.
Cuidados ao usar o internet banking
O que este artigo aborda:
Como criar senhas seguras

As senhas fortes devem mesclar letras maiúsculas e minúsculas com números, caracteres especiais e símbolos (Foto Ilustrativa)
Se você quer manter os seus dados seguros, o primeiro passo é criar uma senha complexa e difícil de ser quebrada. Para tanto, crie uma password combinando letras maiúsculas e minúsculas com números e símbolos. De preferência, use mais de uma palavra e acrescente espaços entre elas, para dificultar ainda mais a quebra.
Outra dica importante é que a senha deve ter, no mínimo, 8 caracteres, mas se você quiser torná-la ainda mais complexa, o ideal é que a combinação tenha mais de 14 caracteres (empresas especializadas em segurança afirmam que as senhas longas são mais eficientes que as senhas curtas com caracteres aleatórios).
PassBox: download, baixar
E como fazer para criar uma senha segura e fácil de lembrar? Nesse caso é possível, por exemplo, usar uma frase longa, que signifique algo para você, e transformá-la em um código, com letras maiúsculas e minúsculas misturadas, substituir letras por símbolos e números e acrescentar vários espaços.
Algo ainda mais simples de se fazer para lembrar a senha é anotá-la em um papel e guardá-lo em local seguro, longe dos bisbilhoteiros, ao qual somente você tenha acesso.
Outras dicas

Não se esqueça de criar senhas diferentes para o internet banking, as redes sociais, o e-mail e outros serviços online (Foto Ilustrativa)
Dicas de segurança para comprar na internet
Agora que você já sabe como criar senha forte, fique atento também a outras dicas de segurança, como:
- Não use a mesma senha para vários serviços.
- Troque as suas senhas regularmente.
- Evite usar datas de aniversário, nomes dos pais e fatos marcantes em suas senhas.
- Se disponível, use o serviço de verificação em duas etapas.
Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.