Como criar questionário no Google

Além do e-mail gratuito, das redes sociais (Orkut e Google+), ligações para telefones fixos e celulares e do armazenamento na nuvem (Google Drive), a…

Além do e-mail gratuito, das redes sociais (Orkut e Google+), ligações para telefones fixos e celulares e do armazenamento na nuvem (Google Drive), a gigante de buscas na internet oferece diversos outros serviços bastante interessantes e gratuitos para os seus usuários.

 

Criar questionário no Google é muito fácil (Foto: Divulgação)

Uma dessas ferramentas do Google muito úteis é a que permite criar formulários e compartilhá-los com outros internautas, desenvolvendo cadastros de clientes, testes de conhecimento e permitindo construir avaliações para serviços e produtos, entre muitas outras possibilidades.

Tal ferramenta também é bastante utilizada para criar questionários online, que podem ser usados para desenvolver pesquisas de opinião, trabalhos da faculdade, enquetes, etc, tudo gratuitamente e com opção para compartilhar com quem você quiser. E ao final, o usuário ainda pode conferir os resultados organizados em uma planilha, para facilitar o entendimento.

Usar esse serviço é muito fácil, mas se você tem alguma dúvida sobre como criar questionário no Google, confira as dicas a seguir.

☰ CONTEÚDO

Passo 1

Os questionários do Google funcionam integrados ao Google Drive (Foto: Divulgação)

Faça login em sua conta Google e, em seguida, acesse o Google Drive (a ferramenta funciona integrada ao serviço de armazenamento na nuvem do Google). Se ainda não possui, basta criar um e-mail no Gmail, por exemplo.

Passo 2

Escolha a opção "Forms", na página inicial do Google Drive (Foto: Divulgação)

Na página inicial do Google Drive, clique no menu “Create”, à esquerda da tela, e escolha a opção “Form”. Você será direcionado a uma nova página, onde poderá dar título ao questionário, no campo “Title” e escolher o layout do seu formulário. Basta clicar na opção desejada.

Leia Também:  Google Notícias: como personalizar

Passo 3

O serviço oferece várias opções de layouts para o seu questionário (Foto: Divulgação)

Agora, é a hora de montar o questionário. No campo “Question Title”, digite a pergunta que deseja fazer. Já no campo “Help Text”, você pode apresentar algum tipo de ajuda ou descrever melhor aquela questão.

Preste atenção aos ícones mostrados ao lado do campo “Question Title”. Clicando no primeiro, é possível editar a questão, enquanto o segundo permite duplicá-la. Já o terceiro ícone serve para deletá-la.

No campo seguinte, “Question Type”, você deve definir o tipo de questão (múltipla escolha, aberta, etc) e como deseja ter as respostas (texto corrido, escolher uma opção entre várias e muito mais). Dependendo da sua escolha, novos campos serão abertos para o preenchimento dos dados.

Outro detalhe importante é que se o campo “Required question” for selecionado, a pergunta deve ser obrigatoriamente respondida. Caso contrário, a resposta a ela se torna facultativa.

Passo 4

Campos para digitar a pergunta e definir o tipo de questão (Foto: Divulgação)

Terminada a edição da primeira questão, você pode adicionar quantas outras questões desejar. Para tanto, basta clicar na opção “Add item”, no final da página, e definir novamente o tipo da questão que será adicionada.

Passo 5

Você ainda pode digitar um agradecimento a quem respondeu o questionário e definir se eles poderão ver os resultados (Foto: Divulgação)

Assim que terminar a montagem do questionário, role a página até o final. No campo “Your response has been recorded”, você poderá digitar, caso queira, uma mensagem de agradecimento a quem respondeu às perguntas ou escrever alguma informação sobre aquele formulário.

Além disso, o usuário tem a opção de marcar ou não os três campos seguintes. O primeiro deles diz respeito a mostrar link para enviar outra resposta; o segundo permite que os entrevistados possam ver os resultados do questionário; e o terceiro possibilita aos participantes editar as respostas posteriormente.

Leia Também:  Google Shopping é lançado no Brasil

Passo 6

Ao final, o questionário pode ser compartilhado via e-mail e redes sociais (Foto: Divulgação)

Clique em “Send Form” para enviar o questionário. Você terá as opções de enviá-lo por e-mail, informando os endereços de correio eletrônico que receberão o formulário, e de compartilhar o link mostrado através do Google+, Twitter e Facebook. Caso queira, também poderá copiar e colar o link do questionário em seu site ou blog.

Feito isso, basta aguardar que ele seja respondido e conferir os resultados através da sua conta no Google Drive.

Top