Vantagens de fazer trabalho voluntário

Fazer o bem sem olhar a quem é algo que mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo. O contingente de trabalhadores voluntários no…

Fazer o bem sem olhar a quem é algo que mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo. O contingente de trabalhadores voluntários no Brasil chegou a marca de 20 milhões. Muitas dessas pessoas fazem isso há anos, conciliando a sua vida profissional, daquela atividade “ganha pão, com o prazer de passar algumas horas fazendo da vida do outro algo mais feliz. Muitos usam as suas habilidades profissionais para isso, com por exemplo, médicos que atendem pacientes carentes de graça e chegam a viajar pelo mundo oferecendo seus serviços.

Leia mais sobre: Os benefícios do trabalho voluntário

São muitas as vantagens de se manter um trabalho voluntário (Foto: Divulgação)

Trabalho voluntário e a melhora social

Quem faz trabalho voluntário pensa em um primeiro momento no que representa para uma certa comunidade a sua ação gratuita. E de fato a melhora para a sociedade é nítida. Somente as iniciativas do governo não está sendo capaz de suprir as necessidades de todos os cidadãos, e as organizações sem fins lucrativos, de um certo modo, diminuem diferenças, promovendo educação, tratamentos de saúde aos necessitados e até uma atenção maior a famílias que carecem de bens básicos, como alimentos para conseguir ter as três refeições mínimas diárias. Por isso, tenha certeza, que o primeiro grande ponto positivo do voluntariado é o resultado na sociedade como um todo.

Quem faz trabalho voluntário é mais feliz

O trabalho voluntário é uma forma de crescer como ser humano. O benefício social é certo, mas o que acontece com a alma de quem se emprenha em ajudar o próximo é algo muito maior, que vai além do tempo e dos bens empregados nessa ação. A pessoa que participa dessas atividades passa a ter contato com problemas maiores do que elas pudessem imaginar que existiam, e depois, quando percebem que podem fazer algo para o mundo ficar melhor a satisfação é impar.

Continuar Lendo  Refinanciamento de Veículos Bradesco

Saiba mais sobre: Dicas de trabalho voluntário

Unidos no voluntariado podemos fazer um mundo melhor (Foto: Divulgação)

O que é preciso ter para ser voluntário?

Para começar é necessário ter boa vontade. De nada adianta começar a prestar serviços voluntário se houver falta de comprometimento. As faltas rotineiras e sem explicação que as justifiquem acabam prejudicam o andamento da organização. Se você não tem tempo de fazer esse tipo de ação, se organize ou simplesmente arrume outro jeito de ajudar. Faça doação em dinheiro para instituições séria, compre alimentos, organize campanhas de arrecadação em prol de instituições. O que importa de verdade é fazer de coração e com responsabilidade o trabalho voluntário.

Top