Como conservar esmaltes

PUBLICIDADE
Saiba conservar os seus esmaltes para que eles fiquem sempre cremosos e com a cor original. (Foto: Divulgação)

A cada dia que vamos à perfumaria, aquela surpresa nas prateleiras: cores e mais cores novas de esmaltes! O que fazer? Comprá-las para experimentá-las, claro! Então, usamo-nas apenas uma vez e as deixamos guardadas com os outros duzentos vidrinhos de esmalte. No entanto, após uns dois meses, quando nos lembramos que temos uma cor lindíssima em nossa caixa de apetrechos de manicure, pegamos o vidrinho e é aquele golpe: o esmalte está bifásico, duro e ressecado. Para que isso não aconteça mais com as suas cores preferidas, saiba como conservar esmaltes.

Quando em contato com o ar, o esmalte perde os seus solventes, ficando duro e ressecado. Portanto, evite deixar os vidrinhos abertos por muito tempo. Caso isso ocorra, pingue umas gotinhas de diluente ou de óleo de banana que ele volta a ficar novinho e cremoso.

Evite deixar os vidrinhos abertos. (Foto: Divulgação)

Ao fechar o vidrinho, limpe a boca dele, pois o esmalte que fica acumulado nesse local endurece e, na hora de colocar a tampa, ela não impede totalmente a entrada do ar. Para tanto, use um pedaço de algodão embebido em removedor de esmalte, pois assim, a tampa ficará bem encaixada.

PUBLICIDADE

Os esmaltes precisam ficar armazenados em locais arejados para manterem as suas cores originais. O calor faz com que o esmalte fique bifásico ou até trifásico porque ele quebra as ligações moleculares existentes entre os corantes e os solventes. Se o esmalte estiver assim há pouco tempo, basta chacoalhar o vidro que ele volta ao normal, mas se for há muito tempo, esqueça, porque as ligações não retornarão mais.

E para conservar bem os seus esmaltes, mantenha-os sempre na posição vertical para manter os solventes e os pigmentos unidos por um período mais longo. Portanto, arrume uma caixa ou uma cestinha para guardar todos os seus esmaltes em pé para que fiquem conservados por mais tempo.

Mantenha os vidrinhos sempre na vertical. (Foto: Divulgação)

É muito gostoso comprar esmaltes novos, principalmente porque amamos novidades. Contudo, é preciso conservar os esmaltes antigos, pois um dia precisaremos deles para compor um visual diferente e bonito. Por isso, organize e arrume direitinho o seu material de manicure.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.