Como comprovar inscrição de CPF pela internet

Além de promover a interatividade entre os usuários, a internet também tem simplificado o atendimento dos cidadãos brasileiros. Hoje, há uma série de ferramentas ligadas a órgãos públicos disponíveis na web que facilitam o acesso a diversos serviços.

O comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) foi liberado pela Receita Federal em março do ano passado. (Foto: Divulgação).

Este é o caso do comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), liberado pela Receita Federal no início do ano passado. Antes, para emitir o documento era necessário ser cadastrado no Centro de Atendimento ao Contribuinte e apresentar o certificado digital ou o código de acesso obtido com o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda.

Veja também: Regularização cadastral no CPF pela internet.

Desde quando o comprovante foi liberado para qualquer cidadão, o número de acessos diários ao serviço subiu de 10 mil para quase 90 mil. Agora, está muito mais fácil obter o documento, principalmente para o contribuinte que não entrega a declaração ou não tem familiaridade com a Receita.

Como comprovar inscrição de CPF pela internet

O acesso ao comprovante de inscrição no CPF está disponível no site da Receite. (Foto: Divulgação).

Sem a necessidade de entrar no e-CAC para pegar um código e criar uma senha tudo ficou muito mais simples. Agora, para comprovar a inscrição de CPF pela internet, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Imprimir Comprovante de Inscrição no CPF” e informar os dados solicitados:

• Número do CPF
• Nome
• Nome da mãe
• Data de nascimento
• Título de eleitor

Saiba como tirar a 2ª via do CPF.

A comprovação também pode ser feita com documentos que tragam o número do CPF. (Foto: Divulgação).

Já os contribuintes que desejam imprimir o comprovante por meio do portal e-CAC devem clicar na opção “Imprimir Comprovante de Inscrição no CPF por meio do Portal e-CAC” e fazer o login informando CPF/CNPJ, código de acesso e senha. Esta opção é destinada a quem apresentou a declaração do imposto de renda em pelo menos um dos dois últimos dois exercícios.

Você ainda pode solicitar o documento por meio do código de atendimento gerado em agências do Banco do Brasil, Correios ou da Caixa Econômica Federal. Para mais informações sobre o serviço, acesse o site da RF ou entre em contato com a instituição por meio do Receitafone ou visitando uma de suas unidades de atendimento, espalhadas por todo o país.

A Receita informa que a comprovação também pode ser feita com documentos que tragam o número do CPF, como CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e carteira de trabalho.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

One Response - Add Comment

Reply