Regularização cadastral no CPF pela internet

A partir de agora, as pessoas que estiverem com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em situação irregular, poderão solicitar a regularização do documento…

Por Andre em 22/12/2012

A partir de agora, as pessoas que estiverem com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em situação irregular, poderão solicitar a regularização do documento através do site da Receita Federal, sem nenhum custo para o contribuinte. O serviço está disponível desde o dia 18 de dezembro.

A regularização cadastral do CPF agora pode ser feita pela internet (Foto: Divulgação)

Anteriormente, para quem tinha algum tipo de inconsistência cadastral no CPF, a única opção era comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, para regularizar a situação, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 5,70.

Mesmo com o serviço online, que facilita a vida do contribuinte, fazendo com que ele não tenha que enfrentar filas e possa resolver a sua situação em poucos minutos, a regularização presencial ainda continua a ser oferecida.

Fazer CPF pela internet: CPF poderá agora ser solicitado pela internet

Motivos de irregularidade no CPF

Anteriormente, a Receita só disponibiliza o serviço de regularização nas entidades conveniadas (Foto: Divulgação)

De acordo com a Receita Federal, os problemas de irregularidade no CPF podem ser os seguintes:

– Pendente de regularização: acontece quando o contribuinte deixa de entregar alguma declaração a que estava obrigado, como a Declaração Anual de Isento (até 2007) ou a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos;

– Suspenso: o cadastro está incompleto ou incorreto;

– Cancelado: o documento foi cancelado devido a uma decisão administrativa ou judicial ou por motivo de falecimento do contribuinte;

– Nulo: quando é constatada fraude na inscrição.

Atualizando os dados: CPF – como fazer a alteração de dados cadastrais

Como fazer a regularização cadastral do CPF pela internet

Formulário de regularização cadastral do CPF pela internet (Foto: Divulgação)

Antes de solicitar a regularização do documento, é preciso conhecer a situação do CPF. Para saber se o seu CPF apresenta alguma irregularidade, consulte a situação cadastral do documento gratuitamente, acessando a Consulta ao Comprovante de Situação Cadastral no CPF, na página da Receita Federal. Basta digitar o número do CPF e os caracteres especiais da imagem, clicando a seguir em “Consultar”.

Confirmada a situação, para solicitar a regularização cadastral do CPF pela internet basta acessar o link do Pedido de Regularização do CPF, no site da Receita Federal, e preencher o formulário, digitando o número do CPF, o nome completo do contribuinte, a data de nascimento, o nome da mãe, a naturalidade, o estado em que nasceu e o número do título de eleitor. Para finalizar, é só clicar em “Enviar”.

O serviço é totalmente gratuito e funciona durante 24 horas por dia e sete dias por semana, inclusive nos feriados.

Fonte: Receita Federal

Top