Como comprar uma NFT | 3 Plataformas para Comprar

Isabella 18/02/2022 Notícias

Saber que tem gente pagando e ganhando milhões de dólares por um NFT, definitivamente, chama a atenção das pessoas. Mas, afinal de contas, como comprar uma NFT?

Muita gente ainda tem dúvida de como realizar a compra de um NFT e de quais as melhores plataformas para isso. Continue lendo para ter essas perguntas respondidas.

O que é NFT?

Vamos começar explicando, de maneira resumida, que NFT é a sigla para Non-Fungible Tokens. Traduzindo fica Tokens Não Fungíveis. Ok, mas o que isso quer dizer? Bem, vamos por partes. Primeiro, entenda que o termo “token” é uma espécie de símbolo.

Então, o que seria um símbolo não fungível? O conceito de fungibilidade vem do Direito.São bens fungíveis aqueles que permitem sua substituição por outro do mesmo gênero, quantidade e qualidade, e infungíveis aqueles que não admitem tal substituição por ser considerado em seu todo um bem individual.

Ou seja, um token não fungível é um símbolo, um item que é único. É impossível ter dois iguais e, portanto, ele não pode ser copiado ou substituído. Isso, é claro, aumenta o valor deste item.

Levando isso para a prática, o NFT é um item digital, como uma música, um desenho, uma pintura e até mesmo um tweet. No entanto, ele possui atributos únicos e exclusivos, que foram autenticados por uma rede de blockchain imutável. É por isso que um desenho transformado em NFT é único e não pode ser copiado. E é essa exclusividade que garante o valor ao item digital.

O que é necessário para comprar NFT?

Diferentemente de outros bens, que são comprados com moeda fiduciária (o dinheiro como nós o conhecemos), os NFTs são adquiridos com criptomoedas. Sendo assim, para comprar NFT você precisa ter uma carteira de criptomoedas. Para isso você deverá criar uma conta em uma corretora de criptomoedas.

Uma das corretoras mais famosas para você criar a sua carteira de criptomoedas é a Binance. Mas existem outras opções, como a OKX.

Após criar uma carteira de criptomoedas você precisa abastecê-la com as criptomoedas. Caso o seu objetivo seja comprar NFT, o mais recomendado é que você compre Ethereum (ETH), uma vez que os NFTs são construídos usando a blockchain dessa criptomoeda.

Agora que você já possui a sua carteira de criptomoedas e comprou algumas ETH, basta se inscrever em um marketplace NFT e conectar com sua carteira de criptomoedas. 

A partir daí é só navegar pelo marketplace para encontrar os NFTs à venda. Lembrando ainda que alguns possuem preço fixo e outros são vendidos no sistema de leilão.

Melhores plataformas para comprar NFT

Confira a seguir quais são as melhores plataformas que você pode se cadastrar para comprar os seus NFTs.

OpenSea

Vale destacar que o OpenSea é o primeiro e o mais conhecido marketplace de NFTs. Ele é compatível com as blockchain Ethereum, Polygon e Klaytn. Atualmente ele conta com mais de 34 milhões de NFTs, das mais diferentes categorias.

Para navegar no OpenSea você deve ter uma carteira Ethereum, como a MetaMask  a mais usada), Coinbase Wallet ou Fortmatic. Além disso, para iniciar a conta, você precisa pagar a taxa de rede antecipadamente. Essa taxa é o custo de validação de transações nas redes blockchain.

Uma das principais vantagens do OpenSea é que as transações são atômicas. Ou seja, tudo acontece de uma vez só. Você recebe o NFT e o vendedor recebe as criptomoedas ao mesmo tempo. Isso reduz a zero o risco de alguém levar calote.

Axie Infinity Marketplace

Saiba que o Axie Infinity é, na verdade, um jogo NFT. Os Axies são bichinhos que possuem poderes, cartas e atributos específicos. Cada jogador pode reproduzir e criar novos Axies. Por sua vez, cada Axie, ou seja, cada monstrinho é um NFT. Para conseguir jogar o game, você precisa comprar pelo menos 3 Axies, ou seja, comprar 3 NFTs.

Além disso, dentro do jogo existe um marketplace onde os players disponibilizam centenas de milhares de Axies para vender. É lá que você vai comprar os seus. Como jogo, o Axie Infinity até rende certo lucro, já que ele paga o jogador com as criptomoedas SLP e AXS. Estas, por sua vez, podem ser vendidas separadamente.

Binance NFT

Por fim, a Binance é a maior corretora de criptomoedas atualmente. E aproveitando todo o seu sucesso, ela criou o seu próprio marketplace, chamado de Binance NFT.

Nela você conta com a praticidade de ter tudo em um só lugar, ou seja, suas moedas digitais e os NFTs para compra e venda. Outra vantagem desse marketplace é que ele tem uma taxa de negociação fixa de apenas 1%, que é menor do que todos os outros marketplaces do mercado.

Na Binance NFT você encontra todo tipo de ativo digital, como terrenos virtuais, itens de jogos, peças de arte criadas por artistas mundialmente famosos, entre outras coisas.

O que achou das dicas? Agora é só você colocar em prática e comprar o seu NFT.

Outros artigos

Vagas de Emprego Temporárias RJ 2011

23/02/2011

Vagas de Emprego Temporárias RJ 2011

Pessoas do Rio de Janeiro interessadas em conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho, saibam que estão sendo disponibilizadas vagas de emprego temporária...