Como Combinar Estampas Na Decoração De Casas

As estampas exercem importante influência na decoração de ambientes, ditam combinações e mondam o estilo de cada cômodo da casa. As tendências se apresentam…

As estampas exercem importante influência na decoração de ambientes, ditam combinações e mondam o estilo de cada cômodo da casa. As tendências se apresentam de forma variada nas lojas e com isso valorizam os diferentes gostos dos moradores. Quem aposta nas estampas para decorar a casa consegue acrescentar traços de personalidade ao espaço residencial.

Basicamente as estampas são adicionadas aos cômodos através dos acessórios, que são verdadeiras vedetes da decoração clássica ou moderna. Apesar da diversidade de motivos que podem ser adicionados no ambiente, as estampas devem ser usadas na decoração de forma concisa, balanceada e equilibrada.

As principais propostas de decoração no momento valorizam o jogo de cores, ou seja, o contraste de tom para enriquecer o visual dos cômodos. O excesso de cores vibrantes ou estampas com motivos excêntricos podem tornar a atmosfera pesada e cansativa, por isso é importante ter o cuidado de não exagerar nas combinações.

Como dizem muitos decoradores, a lei da elegância é a simplicidade. Eleja um único motivo para suas estampas, como floral, geométrico, vintage, animal, listrado ou bolinhas. As cores neutras conseguem suavizar o visual dos ambientes, em especial quando revestem os estofados e fazem o contraste com acessórios estampados.

As pessoas costumam sentir dificuldades sobre como combinar estampas na proporção certa, sendo que o uso do bom gosto no momento da escolha faz toda a diferença. A combinação de dois tipos de estampas é ideal para ambientes descontraídos e alegres. As listas funcionam como um verdadeiro curinga da decoração, porque combinam com qualquer outro motivo de estampa.

Não é tão comum encontrar a combinação de duas estampas diferentes no mesmo ambiente, mas caso isso aconteça, é necessário que aja uma cor em comum. Na sala de estar, as estampas estão abolidas dos estofados modulares e retos, mas a personalização com estampas pode estar presente nas almofadas, pufes, tapetes e cortinas.

A decoração de casas com estampas não se limita apenas aos acessórios, também valoriza a beleza e modernidade do papel de parede. Esse revestimento vertical se apresenta com diferentes desenhos e cores, combinando perfeitamente com um mobiliário neutro. Evite desenhos muito detalhados, afinal, a decoração moderna possui um visual abstrato. O papel de parede é uma sugestão interessante para personalizar cada espaço da casa.

Top