Como calcular o Licenciamento do seu veículo em 2015

PUBLICIDADE

Como calcular o Licenciamento do seu veículo em 2015? Essa é uma dúvida muito comum entre proprietários de automóveis de todo o Brasil, que na maioria dos casos, não sabem como é feito o cálculo dessa importante taxa anual.

Como calcular o licenciamento do seu veículo em 2015 (Foto Ilustrativa)

Juntamente com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), o Licenciamento é um procedimento anual e obrigatório.

Através do Licenciamento, o veículo é autorizado a circular pelas vias de todo o país, uma vez que o procedimento serve para atestar que aquele automóvel está em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo, pelo menos na teoria.

PUBLICIDADE

Licenciamento eletrônico SP: como fazer

Como calcular o Licenciamento do seu veículo em 2015

O CRLV deve ser renovado anualmente por proprietários de veículos de todo o país (Foto Ilustrativa)

As regras para o cálculo da taxa de licenciamento do veículo variam de estado para estado, mas de maneira geral, os valores costumam variar entre R$ 50,00 e R$ 100,00. As datas e os procedimentos para pagar essa taxa também variam conforme o estado em que o veículo está registrado.

Normalmente, os pagamentos são feitos por meio de boleto bancário e, em alguns casos, também podem ser efetuados de forma antecipada, juntamente com a quitação do IPVA. Vale ressaltar que, para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), todos os débitos referentes ao IPVA, DPVAT e eventuais multas de trânsito devem estar quitados.

O cálculo da taxa de licenciamento varia de estado para estado (Foto Ilustrativa)

Seguro DPVAT: o que cobre

Para saber como é calculado o licenciamento do veículo, a dica é entrar em contato com o Detran do seu estado (no caso, onde o seu automóvel está registrado). Clicando em um dos links abaixo, você será direcionado para o Detran da sua região.

Acre

PUBLICIDADE

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso

Minas Gerais

Pará

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Paraná

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

Roraima

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Tocantins

Penalidades para quem não estiver portando o CRLV

O motorista que não estiver portando o CRLV está sujeito a várias penalidades (Foto Ilustrativa)

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento de porte obrigatório. O motorista que for parado em uma blitz e não estiver com ele está sujeito a multa, apreensão do veículo e perda de 3 pontos na CNH, mesmo que a taxa esteja quitada.

Como funciona a contagem de pontos na CNH

E se o automóvel não estiver com o IPVA ou o licenciamento em dia, o condutor pode perder 7 pontos na CNH e receber uma multa ainda maior, entre outras penalidades.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.