Como Aprender a Jogar Baralho

Você gostaria de aprender a jogar baralho? Pode parecer estranho, mas existem casos de pessoas que vão sair com alguns amigos por exemplo, e…

Por Redacao em 01/05/2011

Você gostaria de aprender a jogar baralho? Pode parecer estranho, mas existem casos de pessoas que vão sair com alguns amigos por exemplo, e que esse grupo todo saiba jogar baralho e apenas uma pessoa não sabe. Para que ela não fique “de fora” da diversão, ela procura aprender algum tipo de jogo para se entrosar. Estranho, porém verdadeiro. Sem falar que é bem fácil de aprender a jogar baralho.

Claro que existem várias formas de se jogar baralho. O baralho em si é um conjunto com 54 cartas padronizadas, em que vários jogos podem ser realizados. Aqui no Brasil, os mais jogados são o Truco e o Pôquer, sendo que o segundo jogo citado é um pouquinho mais complicado por haver mais detalhes, mas nada que um trabalho de memorização não resolva. Aliás, todo jogo de cartas requer um esforço na memorização das regras e combinações de cartas, para que se aprenda a jogar. Como tal, é importante saber que não temos como “forçar” o aprendizado de algo rápido. Esse é um processo gradativo e que não chega a demorar muito, apenas requer treinamento constante.

Enfim, seja em uma grande festa com duas pessoas, ou até mesmo um grande grupo, jogar cartas é algo muito divertido e um passatempo muito interessante. Além de matar o tempo de uma maneira impressionante, os jogos de baralho estimulam o raciocínio e seu intelecto, bem como habilidades diplomáticas.

Existe um jogo interessante que pode ser aprendido facilmente com cartas de baralho, e que vamos detalhar aqui, o “jogo dos pares“. Serão necessários dois baralhos para a realização desse jogo. Vejam quantas pessoas estão jogando e distribua uma quantidade igual de cartas para cada uma. Em seguida, mantenha metade do baralho de cartas para os jogadores poder comprar (pegar as cartas do monte) durante o jogo. Depois, peça para qualquer jogador para escolher aleatoriamente uma carta do baralho, que será a carta coringa.

Esse coringa será colocado na parte de baixo do monte, virada para cima. Dessa forma, todos os jogadores poderão ver qual é a carta coringa. Ao começar o jogo, a rainha de copas (coração vermelho) precisa fazer par com outra rainha de copas vermelha. O coringa pode fazer par com qualquer carta.

Cada jogador vai comprando cartas e vendo se elas fazem algum par. Caso não faça nenhum par, descarte a mesma colocando-a na mesa, e o próximo jogador irá iniciar sua vez. Quem fizer todos os pares primeiro é o jogador vencedor. Esse é um jogo simples e que pode ser ensinado rapidamente para as pessoas em um grupo.

Agora, se você quer aprender jogos mais avançados como Pôquer e Truco, na internet existem vários tutoriais práticos de fácil aprendizado. Um site bem interessante que pode te ensinar a jogar Pôquer por exemplo, é o PartyPoker.com, que possui um tutorial online que ensinará ao jogador todas as regras do jogo de Pôquer, e pode praticar contra um adversário virtual para treinar.

Outro site que tem um bom tutorial para aprender a jogar Truco é a RK Soft. O site possui aplicativos que podem ser usados de várias formas no computador, e também vendem um software para jogo de truco no computador. Mas o tutorial deles é bem explicativo e detalhado, e pode ser lido clicando aqui. Caso se interesse, também poderá comprar o software para se divertir. O mais importante é que as regras são fáceis de serem aprendidas e com o tempo, pegará o jeito e irá ensinar outras pessoas.

Top