Para conseguir uma das vagas através da “Bolsa Universidade” a pessoa interessada deverá ter correspondência ao perfil que é indicada a um público específico. Assim, o requisito pontual para concorrer as bolsas disponíveis é a baixa renda. O candidato deve ser de família comprovadamente humilde, ter terminado ensino médio, para concorrer ao processo seletivo do Bolsa Universidade Manaus AM 2016.
Então ao invés de ter de pagar a Faculdade depois, como no caso do FIES que estabelece um tempo para o aluno efetuar o pagamento, o mesmo deve prestar atendimento à comunidade através de projetos culturais, sociais, socioambientais, educacionais, esportivos ou semelhantes. Isto indica que o estudante passa ter o compromisso de participar ativamente de ações de cidadania desenvolvendo projetos que tragam benefícios sociais para o município ao qual está inserido.
O programa tem uma carga horária semanal que deve ser cumprida e comprovada de forma coerente a opção de bolsa disponível, note abaixo as especificações:
As bolsas oferecidas:
Integral- 100%
Parcial- 75%
Parcial- 50%
Carga horária semanal para desenvolver os projetos:
16 horas para integral
12 horas para parcial 75%
8 horas para parcial metade da bolsa
O aluno que não conseguir desenvolver os projetos do programa para o qual se inscreveu deverá solicitar a dispensa do mesmo.
Dessa forma, a Prefeitura poderá pagar toda a faculdade do aluno,ou parte dela. As bolsas são de instituições privadas da cidade Manaus. As escolas totalizam 15 de ensino superior cadastradas e adeptas ao programa, que são: Boas Novas, Ciesa, Dom Bosco, Esbam, Fametro, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Maurício de Nassau, Nilton Lins, Ulbra e Uninorte.
Para concorrer as estas bolsas é preciso que o candidato seja brasileiro ou nacionalizado, ter baixa renda familiar somando apenas no máximo quatro salários mínimos, morar em Manaus e ter o ensino médio completo.
Pessoas que tem diploma de nível superior ou que esteja cursando uma Faculdade Pública não podem participar do programa de bolsas. Caso o futuro aluno esteja usufruindo de benefícios privados ou públicos, como o Prouni, também não poderão ter a bolsas oferecidas pelo PBU, a menos que saia do programa para assim se beneficiar das bolsas. Também não deve ser esquecido que é de suma importância participara de todos os compromissos ao qual se comprometeu.
Veja os procedimentos para concorrer as bolsas Universidade Manaus 2016:
As inscrições do próximo processo seletivo iniciarão provavelmente no semestre. Para se inscrever, basta ficar de olho no Portal do Bolsa Universidade, que em breve deve ser divulgado o edital.
As inscrições são feitas em 3 passos:
– Inscrições online;
– Classificação: critério de menor para a maior renda per capita,
– Entrega de documentos.
No momento da inscrição o futuro aluno deverá averiguar as vagas abertas e a faculdade que deseja de acordo com o curso e o tipo de bolsa.
O candidato fará o vestibular e deve ser aprovado, assim a atenção as datas é de importancia.
Se você tem o sonho de se formar no nível superior, então concorra a uma vaga do programa Bolsa Universidade Manaus AM 2016.
O candidato deve ser de família comprovadamente humilde, ter terminado ensino médio, para concorrer ao processo seletivo. (foto: divulgação)
Agora você também poderá acessar estes sites abaixo para verificar as oportunidades de bolsas:
http://bolsauniversidade.manaus.am.gov.br/
www.cienciasemfronteiras.gov.br
http://globalscholarship.net/fn/
www.laspau.harvard.edu/pt-br
www.santanderuniversidades.com.br/bolsas