Colete – Dicas e Looks

O colete é a terceira peça do vestuário masculino que forma o terno, com a função de guardar o relógio que eram carregados pelos…

O colete é a terceira peça do vestuário masculino que forma o terno, com a função de guardar o relógio que eram carregados pelos homens sem seus bolsos. Mas, com o passar do tempo e a chegada dos relógios de pulsos, o colete acabou se tornando uma peça um pouco desnecessária. Lá na década de 1970, os coletes ganharam novos ares e materiais, como o couro, além de possuir franjas e passarem a fazer parte do guarda-roupa feminino.

Coco Chanel, na década de 1920, foi a pioneira a incorporar o colete em seu vestuário. Não só prezava o conforto e praticidade para as roupas das mulheres, como também adequar a moda masculina ao guarda-roupa delas.

Cena do filme Coco avant Chanel/Coco Antes de Chanel – atriz Audrey Tautou

Sabiamente, Chanel inseriu a peça ao nosso dia-a-dia e, ao longo dos anos, o seu modo de uso foi sendo adaptado. Passamos a usar o colete não só com calças, mas com shorts, saias e também com vestidos. E para as mais ousadas, a peça pode ser aproveitada em um look de alfaiataria bem no estilo boyish. Vários materiais como o couro, camurça, renda, crochê, jeans e os de alfaiataria, que podem ser longos ou curtos. Podem ter botões também.

O colete se tornou um clássico ao ser usado por Diane Keaton no filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall) de Woody Allen. Filme em que a atriz se veste com roupas super masculinas e o colete estava lá, junto à uma camisa e gravata.

Diane Keaton – Annie Hall

Dê uma olhada como aderir à peça para usar no verão que está chegando!

Colete de Alfaiataria

Colete de Couro

Colete de Crochê

Colete Jeans

Leia Também:  Peças de um ombro só - Dicas e Looks

Colete com Saia

Colete com Short

Colete com Vestido

Imagens: google.com; lookbook.nu; chictopia.com

Top