Receita de lasanha com molho a bolonhesa

Receita de lasanha com molho a bolonhesa

Domingo é dia de comer massa para muitos brasileiros. Essa mania que veio da Itália acabou se espalhando entre boa parte das famílias brasileiras…

Por Élida Santos em 03/07/2014

Domingo é dia de comer massa para muitos brasileiros. Essa mania que veio da Itália acabou se espalhando entre boa parte das famílias brasileiras com descendência italiana e permanece até hoje. A típica macarrona ganha outros ingredientes, de vez em quando, para que o final de semana fique ainda mais animadinho. E tem ainda aqueles que não abandonam a lasanha, não importa o recheio e molho.

Leia também: Receita de lasanha a bolonhesa

Lasanha com molho bolonhesa é uma delícia (Foto: Divulgação)

Essas camadas de carne moída, frango, legumes ou qualquer outro tipo de ingrediente, cobertas de massas próprias de lasanha, de pastel ou até de pão círio (dependendo da receita), agrada muito o paladar brasileiro. Por isso, hoje vamos ensinar como se faz uma deliciosa lasanha bolonhesa.

Lasanha a bolonhesa

Ingredientes

· 3 xícaras (chá) de molho branco
· 200 g presunto
· 200 g de mussarela
· 1 pacote de massa para lasanha verde (pré-cozida)
· Queijo ralado a gosto

Molho à bolonhesa:

· 1 cebola em cubinhos
· 3 talos de salsão picados
· 2 xícaras (chá) de vinho branco
· 1/2 xícara (chá) de azeite
· 100 g de manteiga
· 1 kg de tomate
· 1 xícara (chá) de leite
· 1 colher (sopa) de tomilho fresco
· 1 cenoura em cubos
· 750 g de carne moída
· 2 folhas de louro
· Sal, pimenta-branca e noz-moscada a gosto

Modo de fazer

O preparo do molho é bem simples. Para começar, frite a cebola no azeite com a manteiga até dourar, depois adicione na panela a cenoura e o salsão e deixe ferver por cinco minutos. Junte a carne moída e cozinhe sem deixar ela escurecer. Aumente o fogo, inclua na panela o vinho e mexa até evaporar. Coloque o leite, o louro e o tomilho picado. Diminua as chamas e mexa até o leite evaporar. Junte os tomates picados e sem pele, sal, pimenta e a noz-moscada. Cozinhe no fogo baixo até o molho engrossar.

Veja também: Receita de lasanha de peru

Experimento vário tipos de lasanhas (Foto: Divulgação)

Aprenda a montar a lasanha  

Em um recipiente, faça camadas alternadas, da seguinte maneira: uma de molho branco, uma da massa, em seguida cubra com o molho à bolonhesa, fatias de mussarela e no final, as fatias de presunto. Repita a sequência até preencher o espaço, regue com o molho vermelho e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno coberto com papel-alumínio e asse até a lasanha a bolonhesa ficar macia.

Top