Claro e Oi: as operadoras mais econômicas de 2012

PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada pela Pricez e pela Teleco revelou que a Claro e a Oi foram às operadoras mais econômicas de 2012.  Para chegar a esta conclusão, o levantamento considerou dados de redução de tarifas entre abril e dezembro.

Oi tem os melhores preços para os clientes de médio e alto custo. Já a Claro se destaca com as tarifas para clientes de baixo consumo. (Foto: Divulgação)

Claro e Oi foram as operadoras mais baratas de 2012

Claro e Oi se destacaram no Brasil como as empresas de telefonia móvel que mais apostaram nos preços baixos. Com o objetivo de tornar as tarifas mais acessíveis para os clientes, às duas operadoras deixaram Tim e Vivo para trás, no que diz respeito ao custo das ligações.

A Oi foi líder de menores preços entre os clientes de médio e alto custo nos 67 DDDs no Brasil. Suas tarifas chegaram a ser 50% mais baratas em comparação com os preços da operadora mais cara.

PUBLICIDADE

A Claro também obteve destaque com os seus preços entre os clientes brasileiros. A operadora liderou o ranking com as menores tarifas para clientes de baixo consumo, com pacotes que permitem falar com usuários de outras operadoras sem pagar muito mais caro por isso. A promoção Fala Mais Brasil, cobra R$ 0,21 por chamada, o que resultou em uma redução de 35% nos preços.

Leia mais: Anatel suspende venda de chips Oi, Claro e Tim

A Claro reduziu 35% dos seus preços com a promoção Fala Mais Brasil. (Foto:Divulgação)

Embora a Tim não tenha se destacado no quesito preço, ela apareceu na pesquisa como a operadora que mais oferece vantagens aos clientes de alta duração de chamadas. As ligações para DDDs diferentes de Tim para Tim, cobrando tarifas locais, também se destacaram em 2012.

A Vivo foi a operadora que menos se destacou em matéria de economia. A operadora não bateu as suas concorrentes com relação aos preços e apenas foi apontada na pesquisa como a empresa do setor que aumentou os valores das tarifas para chamadas de longa distância.

Entre os clientes de baixo consumo houve uma redução de 35% nas tarifas. Já com relação aos clientes de médio consumo, o custo caiu 12%. Por outro lado, os clientes de alto consumo, tiveram que lidar com um aumento de 8% na conta.

Avaliações da Anatel

A Anatel continua avaliando a qualidade de todas as operadoras brasileiras. (Foto:Divulgação)

A Anatel passou o ano de 2012 avaliando a qualidade das operadoras brasileiras, devido a grande quantidade de reclamações registradas. Os esforços da agência para melhorar os serviços foram inúmeros, incluindo a proibição da venda de chips e cancelamento de promoções que de alguma forma estavam prejudicando os clientes.

PUBLICIDADE

Segundo o relatório apresentado semana passada pelo presidente da Anatel, a Tim e a Claro são as campeãs em reclamações entre as operadoras brasileiras.

Veja também: Como reclamar na Anatel

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.