Cineasta Instala Câmera no Lugar do Olho

Rob Spence é um documentarista canadense que sofreu um acidente aos nove anos com a espingarda de seu avô que comprometeu seu olho direito.…

Rob Spence é um documentarista canadense que sofreu um acidente aos nove anos com a espingarda de seu avô que comprometeu seu olho direito. Com o passar dos anos, sua vista foi secando até que ele decidiu removê-la por completo. Agora, ele é o primeiro ser humano a implantar uma câmera sem fio no lugar de seu olho.

O dispositivo tem o tamanho aproximado de uma moeda e é acionado com a aproximação de uma chave magnética especial. A câmera envia as imagens para um monitor portátil e podem ser registradas de acordo com a vontade do implantado. O equipamento foi desenvolvido em parceria com seu amigo e engenheiro Kosta Grammatis.

Spence confessa ser um adulto imaturo e que buscou inspiração em filmes de ficção científica como “Jornada nas estrelas”. Agora, ele se auto intitula “Eyeborg”, uma espécie de ciborgue com um olho eletrônico. O cineasta espera tirar proveito da sua nova câmera em produções próprias: “ao intrevistar pessoas, eles agora estão olhando para mim, e não para uma câmera” explica Spence. Em outras palavras, agora ele pode filmar algo apenas direcionando sua cabeça.

Top