Cidades fantasmas pelo mundo: saiba mais

Que tal conhecer alguns dos lugares mais inóspitos do planeta? Entretanto, não estou me referindo a reservas naturais inacessíveis ou completamente adversas a ocupação…

Por Paulo Lima em 12/04/2013

Que tal conhecer alguns dos lugares mais inóspitos do planeta? Entretanto, não estou me referindo a reservas naturais inacessíveis ou completamente adversas a ocupação humana, mas sim a regiões que já foram habitadas e que, hoje, estão completamente abandonadas.

São regiões que, por diversos fatores, se transformaram em verdadeiros desertos urbanos, com construções a ruínas e outras marcas de destruição. Abaixo, você pode saber mais sobre as cidades fantasmas espalhadas pelo mundo e conhecer um pouco de sua história.

Veja também: Fotos das maiores cidades do mundo.

Cidades fantasmas espalhadas pelo mundo

Kadykchan, Rússia. (Foto: Divulgação).

• Kadykchan, Rússia: o colapso da União Soviética também levou à ruína a cidade de Kadkchan, que já chegou a abrigar cerca de 12 mil habitantes. Com o fim do regime socialista no leste europeu, seus moradores foram forçados a sair do distrito em busca de serviços de educação e saúde.

• Kayaköy, Turquia: para dar fim ao conflito religioso envolvendo gregos e turcos, os governos dos dois países assinaram um tratando propondo a volta dos gregos ortodoxos que viviam na Turquia para a Grécia e a volta dos turcos mulçumanos que viviam na Grécia para a Turquia. Resultado: mais de dois mil habitantes tiveram que deixar a cidade fantasma de Kayaköy (Turquia), que hoje é preservada como museu pelo governo turco.

Kayaköy, Turquia. (Foto: Divulgação).

• Pyramiden (Noruega): fundada em 1910, a cidade foi comprada pela extinta URSS para a exploração de carvão mineral. Mais tarde, o governo soviético decidiu transformá-la em uma “cidade modelo”, com escolas, cinemas, bibliotecas e diversos serviços gratuitos a população, procurando, assim, mostrar a força do regime socialista. Hoje, a região está abandonada.

• Kolmanskop, Namíbia: a cidade nasceu a partir de imigrantes alemães que ocuparam a região em busca de diamante. Em seu auge, ela chegou a abrigar cassinos, teatro, hospital, escola e diversas atrações. Porém, Kolmanskop foi abandonada logo após a Primeira Guerra Mundial e, hoje, maior parte de suas construções estão encobertas por dunas gigantescas.

• Pripyat, Ucrânia: As marcas da ocupação da cidade ainda estão bem presentes em suas construções. Ela precisou ser evacuada às pressas em razão da explosão nuclear de Chernobyl, a maior da história.

Saiba quais são as cidades mais caras do mundo para se viver.

Abaixo, você pode conhecer outras cidades fantasmas espalhadas pelo mundo:

• Varosha, Chipre
• Agdam, Azerbaijão
• Ilha Hashima, Japão
• Belchite, Espanha
• Craco, Itália

Top