Ciclismo:Prova de Fôlego

Dar umas boas pedaladas. O corpo agradece e a saúde também. Esta prática, que também pode ser considerada uma modalidade esportiva, tem adquirido muitos…

Por Redacao em 29/08/2009

Dar umas boas pedaladas. O corpo agradece e a saúde também. Esta prática, que também pode ser considerada uma modalidade esportiva, tem adquirido muitos adeptos em todo o Brasil e no mundo pela quantidade de calorias que queima assim como ajuda a definir os músculos dos braços e das pernas.

Homens, mulheres e até mesmo crianças vão fundo nesta esporte que uns tomam como hobby e outros como algo levado tão à sério que se torna até profissão como é o caso dos ciclistas profissionais que fazem o maior sucesso nos campeonatos de todo o mundo, ganhand prêmios e fazendo o seu nome ter destaque.

Apesar de hoje o esporte ser desenvolvido com uma bicicleta moderna, já desenvolvida para a prática, e todos os equipamentos necessários para o ciclismo não surgiu agora. É uma atividade física bem antiga e feita por muitos que se maravilharam com a invenção e quiseram se divertir e exercitar o corpo com ela.

O ciclismo começou a mostrar a car  na Inglaterra no século XIX, e é regido por várias regras, resumindo se basicamente em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas.

No Mountain Bike há inúmeras categorias de ciclismo divididas em mais ou menos radicais: Cross Country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja subindo, no plano, ou descendo; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; e o Down Hill, que é a versão mais perigosa do MTB, praticado tanto na montanha ou na cidade (o chamado Down Town).

Indiferente de campeonatos e torneios de ciclismo, é comum amigos com interesses parecidos se reunirem para fazer longos passeios de bicicleta.
Na parte de saúde, o ciclismo desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, e é indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular das pernas.

Há também o ciclismo estático, que é a prática do ciclismo em bicicletas ergométricas e em locais fechados: casa, academia, clube.
O ciclismo estático é indicado para pessoas que apresentam determinados tipos de lesões de joelhos, quadris, coluna e que não podem caminhar muito, sejam grávidas, idosos com osteoporose ou obesos.

Não importa muito para qual objetivo e modalidade você deseja entrar na prática do ciclismo, o importante é que ele lhe dê prazer e a sensação de bem-estar que seu corpo precisa para o dia-a-dia. Em caso de esporte profissional, além dos benefícios físicos, o ciclismo tem formado verdadeiros campeões mundiais, esportistas que erguem a taça por ser considerado um dos melhores do mundo no esporte.

Caso queira adentrar neste mundo dos pedais é bom treinar, aquecer o corpo, adquirir todos os materiais necessários como capacete, bermuda e blusa emborrachada e as luvas que são essenciais para não machucar as mãos. Com tudo pronto e muita vontade de viver novas aventuras, é hora de entrar para o emocionante ciclismo.

Que tal praticar um pouco e se aventurar em grandes pedaladas?

Top