Chihuahua: como cuidar, dicas, fotos

Ter um cãozinho de estimação é sem dúvidas uma experiência fora de série, que proporcionará mais alegria e entretenimento para você e toda a…

Ter um cãozinho de estimação é sem dúvidas uma experiência fora de série, que proporcionará mais alegria e entretenimento para você e toda a sua família. Neste contexto, muitas são as pessoas que decidem ter um Chihuahua em casa, visto que essa é uma das raças de cães mais encantadoras do mundo, tanto pela sua beleza como pelo seu companheirismo. Assim sendo, para você que procura estar bem informado, confira a seguir algumas dicas para cuidar de um Chihuahua:

O Chihuahua é uma raça encantadora e muito inteligente, que todavia demanda por cuidados especiais (Foto: Divulgação)

Cuidados especiais com um Chiuaua

Primeiramente é importante ressaltar a questão da alimentação. Isto é, se você pensa que para cuidar de um Chihuahua é necessário somente encher o seu potinho de ração, aí vem o grande engano: além de demandarem tipos de comidas especiais, esta raça possui uma grande tendência à obesidade, de modo que você precisará dosar muito bem as quantidades oferecidas com muito rigor.

Antes de banhar o seu Chihuahua, opte sempre por petshops especializados ou proteja-os de qualquer advento inesperado (Foto: Divulgação)

Outro ponto são os pelos de um Chihuahua. Existem raças mais e menos peludas, porém para todos os casos o melhor é sempre dar o banho em petshops especializados. Há casos onde é frequente entrar água no ouvido do cão ou ainda o animal ter sua patinha presa no ralo, visto que são muito pequeninos e frágeis. Por isso, proteja sempre as orelhas do Chihuahua com um algodão ou um esparadrapo, a fim de evitar otite e outros malefícios.

Doenças mais comuns em Chihuahuas

A hipoglicemia é uma das doenças mais comuns em Chihuahuas e isso acontece devido seu pequeno porte. Isso ocorre quando os níveis de açúcares caem no organismo do animal, visto que por possuírem um sistema digestivo pequeno, comem muito pouco. Por esta razão é necessário ter um cuidado especial com a alimentação e oferecer diariamente pequenas porções de ração ao cãozinho com os nutrientes necessários, de acordo com uma receita prescrita por um veterinário.

Veja quais são as raças de cachorros pequenos.

Os chihuahuas são mais propensos à apresentarem hipoglicemia (Foto: Divulgação)

Quando um quadro de tremores por hipoglicemia acontecer, passe imediatamente mel puro na gengiva do cachorro e leve-o em um veterinário para a prescrição de uma dieta especial. Outra doença mais comum em Chihuahua é a depressão seguida pela bipolaridade. Elas se desenvolvem quando o dono deixa o animal muito sozinho em casa ou ainda se esquece de seus cuidados pessoais. Por isso, caso perceba alguma mudança comportamental em seu cãozinho procure imediatamente um especialista para diagnosticar o problema, uma vez que muitos casos estão relacionados também com a falta de nutrientes presentes no sangue.

Veja a seguir algumas fotos de Chihuahuas:

Veja mais fotos de cães da raça Chihuahua.

Top