Cuidados com as patinhas do pet

Cuidados com as patinhas do pet

Os bichinhos de estimação, de forma diferente dos seres humanos, andam sempre com seus pezinhos em contato com o chão, o que sem dúvidas…

Por Paulo Lima em 24/05/2013

Os bichinhos de estimação, de forma diferente dos seres humanos, andam sempre com seus pezinhos em contato com o chão, o que sem dúvidas pode ocasionar uma série de problemas de pele ou ainda outros mais graves. Por isso, ter alguns cuidados com as patinhas do pet se torna primordial para assegurar mais conforto tanto para o animalzinho como também para você que é dono.

Portanto, se você deseja saber mais, veja a seguir algumas formas de proteger as patinhas do animal de estimação de uma forma segura e eficiente:

Veja como cuidar das patinhas de seu pet de forma segura e eficaz (Foto: Divulgação)

Cuidados com as patinhas dos pets

O primeiro ponto para cuidar bem das patinhas dos pets é manter a casa sempre limpa, a fim de evitar fungos, o contato com a sujeira e outros malefícios que só tendem a deixar a saúde do animal ruim. Lembre-se de que o cão e o gato coçam seus olhos e ouvidos com as patinhas traseiras e por isso é importante mantê-los bem longe de seus próprios dejetos.

Saiba mais sobre a dermatite em cães e como tratar.

Cuide das patinhas de seu cão para evitar a surgimento de novas doenças (Foto: Divulgação)

Outro ponto fundamental é o contato do pet com o piso frio, que ocasiona uma série de anomalias ósseas e musculares futuras, sem que os donos percebam que esta foi a causa do aparecimento de tais doenças. Os cães são animais que se adaptam facilmente em relevos naturais, como o campo e outros ambientes que tenham terra.  Portanto, antes de deixar o bichinho em pleno contato com o chão frio, procure ter um quintal com um espaço mais natural para que o bichinho possa desempenhar suas atividades inatas.

De olho na temperatura

Assim como o piso frio é prejudicial ao animal de estimação, o excesso de temperatura também o é. Por isso, caso você decida passear com o bichinho na época em que chega o verão, não hesite em adquirir os sapatinhos para cães e gatos que, além de protegerem o pet contra a alta temperatura do asfalto, também evitam o atrito e o contato com a sujeira.

Cuide das patinhas de seu pet quando a temperatura aumentar (Foto: Divulgação)

Por fim, caso você note alguma anomalia ou feridas nas patinhas de seu amiguinho, recorra imediatamente e um veterinário de confiança, uma vez que várias são as doenças, inclusive sanguíneas, que podem estar dando início a um processo alérgico ou infeccioso.

Confira também: Dicas sobre como cuidar do cachorro no verão.

Top